Recorde mundial
Mercedes-Benz Trucks conquista recorde mundial do Guinness com o caminhão elétrico eActros 600 pela maior distância percorrida em marcha à ré com uma composição cavalo mecânico e semirreboque
A Mercedes-Benz Trucks conquistou, no último dia 4 de junho, um novo Guinnes World Records com seu caminhão elétrico de longa distância eActros 600 com semirreboque. Ao percorrer 124,7 quilômetros em marcha à ré, a fabricante superou o recorde anterior – cerca de 36 quilômetros a mais do que os 89 km registrados nos EUA em 2020 com um caminhão a diesel.
A viagem que bateu o recorde ocorreu na pista da Motorsport Arena na cidade de Oschersleben, no estado Saxônia-Anhalt, na Alemanha. Levou cerca de 6 horas e 22 minutos, com uma velocidade média aproximada de 20 km/h. Com suas 14 curvas fechadas projetadas para carros, o circuito foi bastante desafiador – mas ofereceu menos riscos imprevisíveis de interrupções do que as estradas públicas.
Além do recorde, a Mercedes-Benz Trucks também percorreu mais 30 quilômetros de ré em vias públicas com o eActros 600. A linha de chegada foi o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, também na Saxônia-Anhalt, que será inaugurado oficialmente em 10 de julho. A partir deste ano, a unidade passará a ser responsável pela distribuição global de peças de reposição para Mercedes-Benz Trucks. Com essas viagens em marcha à ré, a Empresa tem o objetivo de chamar a atenção para temas relevantes ao setor de transportes e à sociedade em geral: eletrificação, segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão.
Marco Hellgrewe, das Forças Armadas Alemã e entusiasta de caminhões, deu início à tentativa de recorde com o veículo elétrico e também dirigiu o próprio eActros 600 para conquistar o título. Ele já havia estabelecido um recorde semelhante em 2008, quando percorreu 64 quilômetros de ré com um caminhão a diesel.
Marco Hellgrewe: “Estou extremamente orgulhoso de ter trazido o recorde de volta para a Alemanha junto com a Mercedes-Benz Trucks, especialmente por ter sido a primeira vez no mundo com um caminhão totalmente elétrico. Com isso, enviamos uma mensagem poderosa para o futuro da mobilidade alternativa. Estou convencido de que também conseguimos atrair ampla atenção para temas como a segurança viária e a imagem do motorista, que são importantes para mim como examinador de motoristas de caminhão iniciantes, geralmente mais jovens. Muitas pessoas de diferentes áreas da sociedade, incluindo motoristas experientes e iniciantes, vieram conversar comigo sobre a iniciativa e deram feedbacks muito positivos”.
“A longa jornada, com um total de 476 curvas, exigiu um esforço enorme – por isso mesmo foi de grande ajuda o fato do eActros 600 e seus sistemas de assistência facilitarem tanto a condução. Meus agradecimentos à Mercedes-Benz Trucks pelo apoio excepcional que tornou esse novo recorde possível”, prossegue Hellgrewe.
Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks: “Parabenizamos calorosamente Marco Hellgrewe por sua bem-sucedida viagem rumo ao recorde mundial e agradecemos por sua grande conquista como motorista. Estamos especialmente felizes por ele ter estabelecido esse novo recorde com nosso Mercedes-Benz eActros 600 totalmente elétrico. A viagem incomum de Marco Hellgrewe, a serviço da transição rumo a motores alternativos, certamente terá um efeito simbólico importante para a indústria e para a sociedade. Em diálogo com todos os stakeholders, especialmente nas áreas da política e do fornecimento de energia, pretendemos continuar defendendo um maior comprometimento com a criação de incentivos mais fortes para que nossos clientes adquiram veículos elétricos e para promover o desenvolvimento da infraestrutura de recarga”.
Müller-Finkeldei continua: “Manobrar em marcha à ré faz parte da rotina diária dos motoristas de caminhão e Marco Hellgrewe mostrou ao mundo, de forma clara, que essa tarefa exige muita concentração e habilidade. Todos os dias, esses motoristas prestam um serviço essencial à sociedade e isso também precisa ser reconhecido, especialmente diante da crescente escassez de profissionais no setor. Gostaríamos de agradecer ao nosso parceiro PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. pelo apoio à nossa ação e pelo compromisso com uma maior valorização da profissão de motorista. Tecnologias inovadoras, como o nosso sistema de câmeras MirrorCam, também contribuíram para a conquista do recorde. Com essas tecnologias, queremos aumentar a segurança dos motoristas e de todos os usuários das estradas. Além disso, é necessário conscientizar os demais usuários das vias. Agradecemos ao nosso parceiro de cooperação, Blicki e.V., por sua contribuição na atividade e pelos esforços incansáveis em educar crianças sobre os perigos no trânsito. Ficamos felizes em usar o alcance dessas duas viagens em marcha à ré como plataforma para dar visibilidade às duas organizações, que, na nossa opinião, tratam de temas fundamentais para o futuro – e também em apoiá-las financeiramente”.
Cumprimentos da PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e da Blicki e.V.
Dirk Engelhardt, presidente do Conselho de Administração da PROFI – Pro Fahrer-Image e.V.: “Parabenizamos sinceramente Marco Hellgrewe e a Mercedes-Benz Trucks pelo novo recorde. Ficamos muito felizes em apoiar esse projeto que ajuda a aumentar a conscientização sobre o papel essencial dos motoristas profissionais em nossa sociedade. Esse recorde oferece uma excelente plataforma para promover maior valorização da profissão. A iniciativa também mostra como as tecnologias inovadoras podem contribuir positivamente para o futuro do transporte”.
Dirk Hendler, diretor administrativo da Blicki e.V.: “Parabéns a Marco Hellgrewe e à Mercedes-Benz Trucks pelo novo recorde. Este projeto é uma excelente oportunidade para promover a conscientização sobre segurança no trânsito entre crianças e famílias. Estamos muito empolgados em fazer parte disso e espalhar nossa mensagem dessa forma. Com nossos workshops realizados em todo o país, financiados pelo Ministério Federal dos Transportes da Alemanha e com o apoio de embaixadores da Blicki, como Hildegard Müller, presidente da VDA, já treinamos mais de 80 mil crianças do ensino fundamental sobre como interagir com veículos grandes”.
eActros 600
A Mercedes-Benz Trucks comemorou o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro do ano passado, na planta da Mercedes-Benz em Wörth. As entregas aos clientes começaram em dezembro de 2024. O carro-chefe da Mercedes-Benz Trucks com tração elétrica já comprovou sua capacidade várias vezes sob condições reais. Isso ocorreu no uso por clientes e como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”. Trata-se de uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países. Também ocorreu no “European Testing Tour Winter 2025” em cerca de 6.500 quilômetros pelo norte da Europa, cada qual com uma combinação caminhão e semirreboque de 40 toneladas de PBTC.
Esse e-truck da Mercedes-Benz foi eleito “Caminhão Internacional do Ano 2025”. A premiação é a mais importante do setor, sendo apresentada anualmente pela organização International Truck of the Year (IToY), composta por 24 jornalistas de veículos comerciais da Europa.
A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação de modelo 600 – e um novo eixo de acionamento elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que esse caminhão elétrico atinja uma autonomia de 500 quilômetros[1] sem recarga intermediária. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas e práticas, com composições de 40 toneladas de PBTC, podendo também ser significativamente excedida, dependendo do estilo de condução e da rota. O eActros 600 será capaz até mesmo de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos legais de descanso dos motoristas possibilita esta marca, desde que as opções de recarga estejam disponíveis.
O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[2]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço.
Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade de veículos e componentes de um extrapesado Actros convencional para longa distância. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após este período de utilização, a condição de integridade das baterias ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso permite um alcance maior com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o Actros 600 tem uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.
Sobre a necessidade de infraestrutura de carga e recarga e as atividades da Daimler Truck
Para o aumento mais rápido possível do transporte rodoviário localmente neutro de CO2 com caminhões elétricos à bateria, a infraestrutura de carga e recarga constitui um dos pontos centrais. No entanto, ainda há muito a ser feito. Atualmente, há menos de 1.000 pontos de recarga para veículos comerciais pesados em toda a Europa. Para compensar o déficit existente, pelo menos parcialmente, a Daimler Truck anunciou, em março deste ano, um conceito para sua própria rede de recarga semipública. A previsão é que ela se estenda a mais de 3.000 pontos de recarga rápida na Europa até 2030, o que a torna a maior da Europa. A nova opção de recarga semipública para caminhões elétricos, como a solução da marca TruckCharge da Daimler Truck, visa permitir que os depósitos abram sua infraestrutura de recarga para uso pago por terceiros. Isso está planejado para ser um complemento aos serviços de cobrança pública oferecidos pela Milence, entre outros fornecedores.
A Milence foi fundada em julho de 2022 como uma joint venture entre a Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo e estabeleceu a meta de instalar e operar 1.700 pontos de recarga públicos de alto desempenho na Europa até 2027.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br
