CARGAS

O site dos transportes

Hyundai XCIENT Fuel Cell

Montadora revela o novo caminhão na ACT Expo 2025. Veículo conta com avançado sistema de célula de combustível de hidrogênio e foi apresentado  em Anaheim, Califórnia (EUA)

A Hyundai Motor Company apresentou o novo caminhão pesado XCIENT Fuel Cell Classe-8 na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025 em Anaheim, Califórnia (EUA), demonstrando o seu compromisso contínuo com a expansão de seus negócios na área do hidrogénio.

Durante a exposição, que ocorreu de 28 de abril a 1º de maio, a empresa buscou consolidar sua liderança na transição energética global de hidrogênio e reforçar sua posição de mercado no setor de veículos comerciais norte-americanos. Isso será alcançado aproveitando a ampla experiência e as capacidades operacionais robustas do Grupo Hyundai Motor para criar um ecossistema mais limpo e resiliente por meio de sua marca de negócios de hidrogênio HTWO.

Na conferência de imprensa da Hyundai na ACT Expo, Ken Ramirez, vice-presidente executivo e head de negócios globais de veículos comerciais e hidrogênio da Hyundai Motor Company, enfatizou o compromisso da empresa em fornecer soluções prontas para produção no mundo real que impulsionem a indústria, com tecnologia, confiabilidade e experiência em fabricação.

“Na Hyundai Motor, estamos redefinindo o futuro da logística limpa com soluções inovadoras que priorizam a segurança, a eficiência e a sustentabilidade”, disse Ramirez. “Ao alavancar tecnologias de ponta, como recursos avançados de sistemas de assistência ao motorista (ADAS) e estabelecer parcerias estratégicas para aprimorar as operações e a infraestrutura, estamos capacitando nossos parceiros de logística a navegar em um cenário em rápida mudança e liderar a transição para um futuro mais inteligente e sustentável.”

Ele também destacou as capacidades do Grupo Hyundai Motor em toda a cadeia de valor do hidrogênio – desde a produção até o armazenamento, transporte e utilização – para construir um ecossistema mais sustentável e resiliente, liderando a mudança em direção a um futuro de energia sustentável.

Em alinhamento com seu compromisso de expandir a logística limpa por meio da mobilidade a hidrogênio, a Hyundai Motor revelou o novo caminhão pesado XCIENT Fuel Cell equipado com seu sistema líder de célula de combustível. Este modelo avançado foi mostrado pela primeira vez como um conceito na ACT Expo 2024 e projetado especificamente para o mercado norte-americano.

O XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado movido a hidrogênio produzido em série no mundo, promovendo o transporte comercial com emissão zero no escapamento. Lançado em 2020, o XCIENT Fuel Cell já foi comercializado em 13 países, registrando mais de 13 milhões de quilômetros de condução cumulativa na Suíça, seu primeiro mercado, destacando a dedicação da Hyundai ao transporte limpo, auxiliado por parcerias público-privadas.

O novo XCIENT apresenta um sistema de célula de combustível de hidrogênio atualizado e, desde 2021, passou por testes rigorosos em diversos climas e casos de uso na América do Norte. Esses testes, combinados com a colaboração contínua com os operadores de frotas, garantiram que o veículo atendesse com sucesso diversas necessidades de condução dos clientes, incluindo transporte portuário e logística de média distância.

Especificações da célula de combustível

Alimentado por um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 180 kW

Equipado com duas baterias de 90 kW, garantindo uma geração de energia constante

Equipado com uma bateria de 72 kWh

Possui um motor elétrico de 350 kW, fornecendo torque máximo de 2.237 Nm

Oferece uma autonomia máxima superior a 700 quilômetros em condições ideais

Contém 10 tanques de hidrogênio (capacidade total combinada de aproximadamente 68 kg)

Inclui uma variante de trator Classe-8 adaptada para a América do Norte

Peso bruto combinado de até 37 toneladas, adequado para aplicações pesadas

Interior

O design interior do caminhão XCIENT Fuel Cell foi aprimorado para conveniência e conforto do motorista. As melhorias internas incluem um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, oferecendo informações claras e concisas em um piscar de olhos, e um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e botões físicos integrados ao console central para conveniência e ergonomia.

O novo modelo também está equipado com um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) projetados para melhorar a segurança e minimizar a fadiga do motorista. Esses aprimoramentos incluem:

Sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA)

Alerta de Saída de Faixa (LDW)

Controle de Cruzeiro Adaptativo (SCC)

Alerta de Colisão em Ponto Cego (BCW)

Alerta de Colisão em Ponto Cego Próximo (BCW-NEAR)

Alerta de Colisão Frontal Próxima (FCW-NEAR)

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Mais Histórias

Você pode ter perdido

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br