CARGAS

O site dos transportes

Com vans elétricas

Mercado Livre e Amazon usam vans elétricas para bater recorde na Black Friday. E-commerce brasileiro registrou crescimento de 10,7% e movimentou mais de R$ 9,38 bilhões em vendas na última edição do evento promocional mais aguardado do ano

O e-commerce brasileiro movimentou R$ 9,38 bilhões durante a Black Friday de 2024, registrando um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Confi.Neotrust. O desempenho foi incentivado pelos preços baixos, mas operações como Amazon e Mercado Livre contaram com um outro diferencial estratégico para impulsionar a logística e reduzir gastos: o uso de vans elétricas.

Os veículos, disponibilizados pela Arrow Mobility, responsável pela van brasileira 100% elétrica, operaram de quinta-feira (28/de novembro) a domingo (1º de novembro), com uma otimização resultante da capacidade de carga e da agilidade. Segundo Nestor Felpi, membro do conselho de gestão da Arrow Mobility, essa performance foi crucial para atender à alta nas compras e apresentar um custo competitivo em relação às demais opções de transporte.

“As vans da Arrow Mobility são projetadas para maximizar a produtividade, especialmente em datas como a Black Friday, onde a velocidade e o custo são determinantes. Nosso diferencial é entregar agilidade sem descartar a sustentabilidade”, afirmou o executivo, que possui mais de 25 anos de experiência em supply chain e passagens por empresas como Procter & Gamble, Clorox e Natura & Co.

Eletrodomésticos: a importância da área de carga dos veículos de transporte

O setor de eletrodomésticos é um dos mais procurados em períodos como este. Quem reforça a informação é o próprio Google, que divulgou um comparativo dos dados de busca na plataforma entre o dia 28, das 18 horas até meia noite, em relação há seis horas antes. Os números mostram que os eletrodomésticos estão no top 3 de produtos mais procurados. Mesmo no período pré-promocional, entre janeiro e agosto, as vendas dessas mercadorias expandiram 30% versus 2023, de acordo com a Eletros, associação de fabricantes.

O impacto da alta nas vendas se reflete diretamente na logística. “As vans elétricas, que possuem maior área de carga e sistemas que facilitam a organização, permitiram uma operação mais eficiente para os varejistas, sobretudo no setor de eletrodomésticos, que necessita de mais espaço e planejamento”, reforça Felpi.

Para além da sexta-feira

Os resultados expressivos do e-commerce também destacaram um comportamento específico dos consumidores nesta edição, que aproveitaram as promoções ao longo de todo o fim de semana. Segundo a Confi.Neotrust, as vendas não se limitaram à sexta-feira, com um pico observado, inclusive, no sábado e domingo.

Para Nestor Felpi, essa forma de comprar será ainda mais ampliada, reforçando que as entregas rápidas continuarão moldando o setor de logística. “A Black Friday deste ano confirmou a importância de alternativas inovadoras e sustentáveis para lidar com os picos de demandas. Neste sentido, só as vans elétricas conseguem sanar algumas dores do mercado”, concluiu.

Arrow Mobility

A Arrow Mobility é uma empresa brasileira de mobilidade urbana sustentável, focada em veículos elétricos para entregas urbanas. Fundada em 2020, a empresa se destaca como a fabricante da única van 100% elétrica nacional, com a missão de neutralizar as emissões de carbono no setor logístico.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Mais Histórias

Você pode ter perdido

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br