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Caminhões em alta

Produção de caminhões cresce 41,5% no Brasil em 2024. Segmento ganha fôlego, mas exportações seguem abaixo do esperado. Indústria pede mais apoio do governo federal

A produção de caminhões no Brasil registrou um crescimento de 41,5% entre janeiro e novembro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 130,6 mil veículos de carga fabricados, contra 92,3 mil no ano passado, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Apesar do avanço no acumulado do ano, a produção em novembro sofreu uma queda de 11% em relação a outubro, devido aos feriados. Em números absolutos, foram 13,2 mil caminhões produzidos no mês passado, frente a 14,8 mil no mês anterior. Ainda assim, quando comparado a novembro de 2023, o crescimento foi de 31,3%. Naquele mês, foram fabricados 10 mil caminhões.

As exportações de caminhões acumulam uma leve queda de 0,1% no ano, com 15,8 mil unidades enviadas ao exterior até novembro, contra 15,9 mil no mesmo período de 2023. Para efeito de comparação, em 2021, o Brasil exportou 22 mil unidades.

De acordo com Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, a indústria precisa recuperar a competitividade no mercado internacional, especialmente na América Latina. A entidade prepara um pacote de pedidos ao governo federal para 2025 com o objetivo de impulsionar as exportações.

Ônibus

O setor de ônibus também apresentou crescimento significativo. A produção avançou 34,7% entre janeiro e novembro, com 26.055 unidades fabricadas, contra 19.340 no mesmo período de 2023.

Em novembro, foram produzidos 2.444 ônibus, um aumento de 29,5% em relação ao mesmo mês do ano passado (1.887 unidades). Na comparação com outubro, o avanço foi mais tímido, de 1,2%.

Nas vendas, 20.203 ônibus foram emplacados até novembro, sendo 2,2 mil destinados ao Programa Caminho da Escola. A Anfavea projeta encerrar o ano com 22,2 mil unidades vendidas, o melhor resultado desde 2014.

Projeções para 2025

A Anfavea projeta um crescimento de 2,1% nas vendas de caminhões e ônibus no próximo ano, alcançando 149 mil unidades emplacadas. A produção deve se manter estável, com 169 mil veículos fabricados em 2024 e 2025.

No cenário de exportações, a entidade espera um crescimento de 4,3%, passando de 22 mil unidades em 2024 para 23 mil em 2025. Contudo, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, alerta para o impacto das taxas de juros, que podem atingir 14,25% no primeiro semestre de 2025.

Bruno Castilho

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