Parada programada

Conheça exemplos de como a manutenção preventiva de caminhões potencializa a logística no Brasil. Grande parte da carga do país é transportada por rodovias, com isso veículos pesados necessitam de estabilidade e conservação para trafegar de forma segura e eficiente
Caminhões e outros veículos pesados desempenham um papel fundamental no transporte de cargas no Brasil, onde a maior parte da logística é feita pelas rodovias. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral em maio deste ano, 62,2% de toda a carga transportada no país utiliza as estradas. Com a manutenção preventiva desses veículos, há a redução dos custos operacionais e isso permite que as transportadoras repassem parte dessas economias para o valor do frete, tornando-o mais competitivo no mercado.
“Adotar um cronograma de revisões preventivas é essencial para evitar paradas não programadas. Esse planejamento permite que as empresas se organizem melhor, ajustando os momentos de manutenção a períodos de baixa demanda, por exemplo, o que evita prejuízos ao fluxo logístico. Com isso, há uma melhora não apenas na eficiência operacional, mas também na previsibilidade de custos, favorecendo negociações mais assertivas”, destaca Kassio Seefeld, CEO da TruckPag, startup de meios de pagamento para frota pesada.
Segundo o executivo, o primeiro passo é ter uma melhor eficiência de combustível. “A eficiência de combustível é um dos principais fatores que influenciam a rentabilidade no setor de transportes, e a manutenção adequada dos caminhões desempenha um papel crucial na sua otimização”.
“Pequenos detalhes mecânicos, que muitas vezes passam despercebidos, podem impactar significativamente o consumo de combustível. Por exemplo, pneus descalibrados aumentam a resistência ao rolamento, forçando o motor a trabalhar mais para manter a velocidade, o que eleva o consumo de combustível. Pneus com pressão abaixo do ideal podem aumentar o consumo em até 10%. Além disso, a vida útil dos próprios pneus também é afetada, gerando mais custos com substituições freqüentes”, completa.
Kassio informa que outro ponto importante é a redução de custos operacionais, já que a manutenção regular de caminhões permite às empresas reduzir drasticamente os custos operacionais, uma vez que problemas menores são identificados e corrigidos antes que se transformem em grandes falhas.
“Sem a manutenção preventiva, componentes críticos como o sistema de freios, transmissão ou motor podem falhar de forma catastrófica, exigindo reparos complexos e caros. Além disso, os reparos emergenciais geralmente ocorrem em momentos inconvenientes, forçando a empresa a pagar prêmios por peças e mão de obra urgentes, além do tempo em que o caminhão fica fora de operação, o que resulta em perda de produtividade. Caminhões parados representam entregas não realizadas e compromissos não cumpridos, impactando negativamente tanto a reputação quanto os contratos de transporte”.
O aumento da vida útil da frota de caminhões é outro detalhe que deve ser observado com atenção, pois é um dos benefícios mais evidentes de um programa de manutenção regular. Ele conta que cada veículo da frota representa um investimento significativo, e prolongar o seu tempo de operação sem a necessidade de grandes reparos ou substituições é essencial para maximizar esse investimento.
“Componentes como o motor, sistema de freios, suspensão e transmissão são peças fundamentais que, se não forem verificadas regularmente, podem sofrer desgastes excessivos e prematuros. Por exemplo, a falta de manutenção nos freios pode causar problemas como superaquecimento, falhas nos discos ou pastilhas, o que pode afetar outros sistemas, como a transmissão”, relata.
Vale ressaltar o aumento da segurança nas estradas, que é uma prioridade máxima para qualquer operação logística, sendo que a manutenção regular dos caminhões é o alicerce para garantir que tanto os motoristas quanto as mercadorias cheguem ao destino de forma segura.
De acordo com o executivo, os sistemas de segurança dos caminhões — como freios, direção, e suspensão — precisam ser inspecionados e ajustados periodicamente para evitar acidentes causados por falhas mecânicas. Os freios, por exemplo, explica, são componentes críticos que, se não forem adequadamente mantidos, podem resultar em falhas catastróficas durante a frenagem em situações de emergência. Freios gastos ou mal ajustados aumentam a distância de parada, colocando o motorista e outros veículos em risco.
“Caminhões parados para consertos emergenciais afetam diretamente a produtividade e geram custos extras, seja pelo reparo ou pelo impacto logístico. Portanto, a manutenção preventiva é uma medida de economia há longo prazo, ao mesmo tempo que melhora a confiabilidade e a competitividade das empresas no setor de transporte”, finaliza o CEO da TruckPag.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br