18 de outubro de 2024

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Aposta no quarto eixo

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Logística da BRF inova com implementação do quarto eixo. Equipamento traz aumento na eficiência logística, uma vez que permite o carregamento de um Preso Bruto Total superior ao adotado em outros modelos de carretas

Buscando aumentar ainda mais a eficiência operacional, a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e uma das maiores embarcadoras do Brasil, implementou o modelo de carretas de quatro eixos em sua operação.

Com uso em diferentes modalidades da logística da companhia, o novo equipamento percorrerá as estradas do país tanto para transporte dos diversos produtos das marcas já consolidadas como Sadia, Perdigão e Qualy, quanto no transporte de suínos para as unidades produtivas da empresa.

O equipamento traz um aumento na eficiência logística, uma vez que permite o carregamento de um Preso Bruto Total (PBT) superior ao adotado em outros modelos de carretas, além de representar um ganho tecnológico, como nas unidades que farão o transporte de animais, que contam com elevadores hidráulicos e sistemas de climatização específicos para o conforto térmico. 

No transporte dos produtos industrializados, as novas carretas conseguem transportar até 22% a mais em relação a uma carreta tradicional. Esse aumento também implica em uma redução de custos do transporte, uma vez que a cada seis deslocamentos da nova carreta completamente carregada é possível reduzir uma viagem adicional feita com um veículo tradicional.

Ao todo, a companhia opera atualmente nove veículos de quatro eixos nas tradicionais carretas refrigeradas, com previsão de 36 novos até dezembro deste ano. Além disso, dois veículos para transporte de suínos iniciaram a operação no último mês de setembro.

“Implementamos este equipamento com o objetivo de reforçar nossa capacidade logística em cada viagem, ampliando também as possibilidades futuras com um equipamento mais moderno e operacionalmente flexível. Estamos trabalhando para ter cada vez mais carretas neste novo formato, garantindo à nossa logística sempre as melhores tecnologias disponíveis”, comenta Loriano Rigo, diretor de logística da BRF.

No transporte de suínos, a nova carreta permite levar em um só veículo o peso bruto que antes era compartilhado em dois veículos tipo BiTruck, possibilitando à empresa dar mais agilidade no transporte dos animais. São 94 posições de animais de até 200 quilos cada, inclusive com uso de uma plataforma hidráulica que facilita o embarque e desembarque da carga viva contendo também aspersores, ventiladores e bicos bebedouros atendendo o padrão de bem-estar animal necessário para esse transporte.

“Essa iniciativa não melhora apenas a eficiência nas entregas de uma companhia com o porte que temos na BRF, mas também abre margem para estudarmos evoluções e novas possibilidades de transporte no futuro, com, por exemplo, um acréscimo no tamanho das carretas e implementos com sistemas de carregamento automatizados antes inviáveis pelo aumento do peso e redução de capacidade”, comenta Cezar Felipak, gerente de logística agro da BRF.

“Além dos benefícios operacionais, a adoção de veículos com maior capacidade também contribui significativamente para a sustentabilidade, pois com a redução no número de veículos nas estradas, naturalmente são reduzidas as emissões de gases poluentes pela diminuição no consumo de combustível. Essa iniciativa não só torna nossa logística mais eficiente como também alinhada às melhores práticas de ESG”, conclui Luciano Rigo.

Bruno Castilho

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