5 de outubro de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Novos DAF

2 min read

DAF XG+

DAF revelou uma nova geração de caminhões no IAA 2024. Modelos estão com tecnologias voltadas a eficiência energética, segurança e conforto. Além de motores novos, traz câmeras digitais e pneus de baixa resistência ao rolamento para diminuir o consumo de combustível

A DAF apresentou uma nova linha de caminhões pesados para a Europa, com os modelos XG+, XG, XF e XD, que prometem até 10% de economia de combustível, graças a novos motores e inovações tecnológicas. O lançamento ocorreu no Salão Internacional do Transporte, em Hannover, na Alemanha.

De acordo com a montadora holandesa, as principais mudanças estão nos motores Paccar MX-11 e MX-13, que agora utilizam o ciclo Miller. Esse ciclo mantém a válvula de admissão aberta por um período mais longo. Ou seja, reduz a compressão dentro do cilindro. Assim, o papel do turbocompressor é compensar essa perda, resultando em maior eficiência e economia de combustível.

O uso de motores com o ciclo Miller é comum em automóveis híbridos e veículos com motores a gasolina turboalimentados. No entanto, a DAF se destaca como a primeira fabricante a adotar essa tecnologia em motores a diesel de grande porte, com mais de 10 litros de deslocamento.

Além do novo ciclo de funcionamento, os motores da DAF agora possuem bombas de refrigeração de acionamento duplo e compressores de ar de dois cilindros, que aumentam a eficiência dos propulsores. Além disso, o sistema de recirculação de gases de escape (EGR) também foi aprimorado, assim como os turbocompressores e o sistema de injeção de combustível, que chega à sua terceira geração.

Esses motores estão acoplados à transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas. Com uma nova estratégia de trocas, o câmbio permite que o motor opere em uma rotação 7% menor (950 rpm ao invés de 1.030) em velocidades de cruzeiro, o que também contribui para a economia de combustível.

Outra novidade é a substituição dos retrovisores tradicionais por câmeras digitais. Estas, por exemplo, possuem suas imagens em duas telas dentro da cabine, uma de cada lado. Essa inovação melhora a aerodinâmica do caminhão, eliminando os grandes espelhos externos e proporciona uma visão mais ampla para o motorista.

Do mesmo modo, os novos caminhões da DAF também vêm equipados com controle de cruzeiro adaptativo. Ele reconhece a topografia do terreno e ajusta a velocidade automaticamente, otimizando o consumo de combustível. De acordo com a fabricante, essas melhorias combinadas resultam em uma economia de combustível superior a 10% em relação à geração anterior de caminhões.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br