Intermodalidade em foco
2 min readCongresso SAE Brasil discutirá a intermodalidade como solução para a sustentabilidade dos transportes. Especialistas irão debater como a integração de diferentes modais de transporte pode otimizar a logística, reduzir custos e promover a sustentabilidade no Brasil
No contexto atual de rápido crescimento urbano e crescentes preocupações ambientais, a utilização de diferentes modais surge como uma solução estratégica para otimizar o setor de transportes. No painel Intermodalidade do Congresso SAE Brasil,que acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo, especialistas debaterão a importância dessa integração para reduzir os impactos sociais, econômicos e ambientais para promover uma mobilidade mais eficiente.
De acordo com Raul Sá, membro titular na Comissão Nacional de Classificação – Concla, do Ministério da Economia e membro conselho de inovação SAE4Mobilty, a intermodalidade é uma tendência consolidada globalmente e tem grande potencial para ser adaptada à realidade brasileira.
“A sociedade contemporânea demanda soluções logísticas que não apenas otimizem os custos, mas também promovam sustentabilidade e melhorem a qualidade de vida nas cidades. A intermodalidade é uma resposta eficiente a essas demandas, conectando diversos modos de transporte e minimizando o uso excessivo de recursos”, destaca.
No painel, os participantes discutirão experiências práticas e inovadoras, incluindo casos de sucesso que ilustram soluções práticas inovadoras. Serão abordadas também tendências internacionais que podem servir como referência para o país e como a adaptação dessas práticas ao cenário nacional pode impulsionar uma mobilidade mais eficiente, segura e alinhada com os desafios ambientais enfrentados.
Com a crescente pressão por sistemas de transporte mais eficazes e menos poluentes, o Brasil tem a chance de liderar a implementação de estratégias intermodais visando o desenvolvimento.
De acordo com Raul Sá, o debate objetiva fortalecer a colaboração entre empresas, governo e sociedade civil, ampliando a troca de conhecimentos sobre soluções intermodais. “Trazer esse tema para um evento desse porte é essencial para compartilhar experiências sobre o ecossistema do transporte e alinhar soluções que respondam às demandas sociais e ambientais. Apenas assim poderemos avançar rumo a uma mobilidade verdadeiramente sustentável”, conclui.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br