5 de outubro de 2024

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Scania 10×4 XT Super 560cv

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Caminhão traz nova caixa de câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), muito mais rápida e suave, de carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior.

A Scania apresentou seu novo caminhão 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Suprt. O ‘bruto’ traz uma nova caixa de câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), muito mais rápida e suave, de carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. O modelo tem longarina dupla para garantir maior robustez, 210 toneladas de capacidade máxima de tração técnica (CMT) e uma grande novidade na manutenção com intervalo de troca passando de 500 horas para 750 horas. Um aumento de 50% na disponibilidade do produto.

Segundo Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil, o veículo oferece mais produtividade, maior velocidade média e superior economia de combustível. “Além de dispor da maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT (peso bruto total)”, diz.

“A Scania tem uma tradição muito forte no segmento fora de estrada, com diversos pioneirismos ao longo dos anos, a exemplo os primeiros 8×4 (1999) e 10×4 (2007) do mercado”, afirma Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania operações comerciais Brasil.

“Chama muito a atenção a versatilidade deste motor de 13 litros e o alto torque (2.800Nm), que aliados à nossa potência de 560 cavalos, a maior na gama Super, proporcionam um novo veículo espetacular para o cliente”, conta Gallao.

Há também uma grande vantagem que é o intercambiamento de peças com o modelo 8×4, que é o campeão de vendas da marca no mercado fora de estrada. “O veículo 10×4 poderá interessar muito ao cliente tradicional do 8×4, que busca uma capacidade maior de minério transportado. Não é uma substituição, muito pelo contrário, eles têm vocações diferentes. Estamos expandindo o portfólio no transporte mais pesado oferecendo o 8×4, o 560 cavalos 10×4 e o 660 cavalos V8 10×4”, reforça o diretor de desenvolvimento.

O 10×4 também pode ser configurado para ser teleoperado, com uma tecnologia de controle remoto para que o modelo funcione não-tripulado e atue em áreas de risco e descomissionamento de barragens na mineração. Nesta versão, ele oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada de fábrica pela Scania.

O modelo chega com a incorporação de dois freios, o CRB (freio de liberação de compressão, que chegou com a gama Super em 2022 e foi lançado na gama off-road em dezembro de 2023), e o auxiliar hidráulico Scania Retarder – juntos de série. “Essa dupla impressiona os motoristas e os clientes. Somados, são 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, completa Gallao.

“Estamos ampliando nosso portfólio para as operações fora de estrada de tecnologia Euro 6”, declara Luciano Piccirillo, novo gerente de vendas de soluções off-road da Scania operações comerciais Brasil.

 “A configuração de eixos 10×4 está consolidada no mercado off-road com o maior PBT da categoria (71t), maior produtividade e aumento da segurança operacional, além do moderno sistema de conectividade avançada. Com a introdução da motorização Super nesse modelo, o 560 G 10×4 XT se torna um equipamento com maior eficiência energética e menor custo por tonelada transportada. Temos a expectativa de aumento na população de caminhões 10×4, uma vez que o modelo se torna cada vez mais presente nas operações”, revela Lucas Costa, gerente de vendas da Casa Scania Itaipu.

Trem de força Super

O propulsor Super traz aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. ​O motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração anterior.

Outro grande benefício está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit) e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.

Foi possível passar de 87% para 97% de diesel utilizável nos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado na aplicação.

No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8.

Bruno Castilho

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