5 de outubro de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Desenvolvedora de projetos

3 min read

Marcio Slomp, diretor geral da ComLink

ComLink completa 25 anos. Nesse período foram desenvolvidos mais de 1.500 projetos. Engenharia compartilhada é responsável por apresentar aos clientes soluções exclusivas e de menor custo

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), comemora 25 anos de mercado em setembro e registra a marca de mais de 1.500 projetos desenvolvidos para seus clientes. “Isso dá uma média de cinco projetos por mês o que mostra nosso compromisso de entender e atender o cliente propondo soluções exclusivas”, explica Marcio Slomp, diretor geral da empresa.

A Com Link atua nos segmentos agrícola, rodoviário, construção, mineração e de máquinas em geral. A ComLink desenvolve produtos, como o inclinômetro, e projetos de automação industrial para as mais variadas aplicações, além de placas eletrônicas em regime OEM (Original EquipmentManufacturer) para outras empresas, que são produzidas em sua linha de montagem.

Os próximos passos da empresa são a implantação de uma nova linha de produção mais flexível, com maior capacidade de produção e menos impacto ambiental. “São máquinas que permitem processos livres de chumbo e sem necessidade de lavar stencil, com tecnologia inovadora”, diz o diretor que completa: “dessa forma vamos ampliar os segmentos onde atuamos”.

Engenharia compartilhada

A empresa trabalha em estreita colaboração com seus clientes desenvolvendo projetos de maneira a apresentar opções que sejam mais viáveis, eficientes e de custo competitivo. “Com engenharia compartilhada conseguimos obter soluções customizadas porque cada fabricante tem suas especificidades”, conta o executivo.

Outra característica são as parcerias de longa data. Isso acontece porque a ComLink oferece produtos e soluções exclusivas, mantendo sigilo sobre o desenvolvimento feito com o parceiro. “Operamos com elevado grau de sinergia e troca de conhecimentos sem comprometer os aspectos estratégicos da operação do cliente”, afirma Márcio.

Esse modo de desenvolver projetos é a marca da empresa com seus clientes do Brasil e também do exterior. Soluções surgidas a partir do trabalho de engenharia compartilhada da ComLink com seus clientes já operam na Argentina, EUA e México. “Não à toa a data de fundação da empresa é 20 de setembro, justamente a da revolução Farroupilha, e deve ser também por isso que somos conhecidos por nossas façanhas em nosso campo de atuação”, brinca Slomp.

“A inovação está em nosso DNA, é o que nos motiva, nossa equipe vibra a cada produto desenvolvido e a cada cliente encantado por uma solução inovadora” comenta Tales Bolson, gerente comercial.

Patente registrada

O total de projetos em 25 anos chega a mais de 1.500, sendo que alguns se tornaram produtos e outros são soluções, como testes focados para acompanhar o desempenho da linha de produção automotiva. Há também patentes registradas. É o caso do inclinomoto, o inclinômetro com controle remoto integrado ao equipamento, cuja patente é de 2011.

A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink podem ser encontrados em operação na África do Sul, Albânia, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia e Uruguai e alguns países do continente africano.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br