16 de setembro de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Caixa G38 da Scania

3 min read

Montadora apresenta na Europa a caixa de velocidades G38 para se juntar ao seu 770 V8. É capaz de suportar 3.800 Nm de torque – sem peso ou dimensões adicionais

A Scania apresentou na feira Elmia, na Suécia, a sua mais recente iteração das caixas de velocidades da série G para o Scania Opticruise. O robusto recém-chegado – denominado G38 – foi especialmente desenvolvido para trabalhar em conjunto com o V8 mais potente da montadora, o lendário topo de gama com 3.700 Nm, 16 litros e 770 cv. Juntos, eles oferecem tudo, desde economia de combustível e peso até uma condução suave e ótima capacidade de partida.

O G38 é a iteração mais recente e final das caixas de câmbio da série G que foi introduzida pela primeira vez em 2019 (com o G33). É feito à medida para lidar com o enorme binário que o V8 de 770 cv da Scania produz. Apesar de ser capaz de suportar até 3.800 Nm de torque, possui exatamente as mesmas dimensões e peso do G33.

“Trata-se basicamente de metalurgia, escolhendo qualidades de aço mais extremas e aplicando tecnologias como polimento de dentes e shot peening para aumentar o endurecimento e a durabilidade de certos componentes vitais”, afirma Mats Henriksson, engenheiro de desenvolvimento da Scania R&D. “Também adicionamos canais de óleo extras para as peças mais cruciais, mas isso é tudo – o design básico da série G é muito robusto por si só”.   

As caixas de velocidades da série G são tipicamente 60-70 kg mais leves do que as caixas de velocidades que estão a substituir, principalmente devido às carcaças totalmente em alumínio e às dimensões globais mais pequenas. Outra conquista importante é a redução do ruído, um pré-requisito para cumprir regulamentações futuras. As mudanças de marcha nessas caixas manuais automatizadas são feitas por atuadores pneumáticos. Ao utilizar travões de eixo, os engenheiros da Scania conseguiram reduzir o número de sincronizações, espaço que é utilizado para engrenagens mais largas.

“A série G e as suas características foram uma espécie de revolução na altura da sua introdução, e ainda o são, se me perguntarem”, afirma Bo Eriksson, gestor de produto da Scania Trucks. “Ele oferece aos clientes todos os valores que você pode solicitar e, ao mesmo tempo, é flexível e adequado para uma ampla gama de aplicações e operações do tipo que envolve muita potência e torque. Os veículos de transporte pesado, por exemplo, certamente se beneficiarão do G38. É a adição definitiva quando se trata de etapas de desempenho bem equilibradas no sistema modular Scania”, acrescenta Eriksson.

As caixas de câmbio da série G também podem ser encomendadas como versões HD (Heavy Duty) e o G38 não é exceção. Como G38CH, ele virá com uma roda dentada planetária mais larga para adicionar ainda mais robustez. Aumenta a capacidade de lidar com torque elevado no eixo de transmissão também sob as condições de estrada mais exigentes (normalmente onde não há “estradas”).

A caixa de câmbio G38 é mais curta que a caixa de câmbio Scania mais comum para o mesmo tipo de operação atualmente, GRSO926. Uma diferença entre eles é que o G38 tem apenas uma limitação de torque embutida: apenas 100 Nm de potência do motor são cortados em um determinado ponto de marcha e rotação, algo que o motorista dificilmente notará. O G38 oferece 14 marchas à frente, incluindo uma super crawler e uma marcha direta, e a oportunidade de especificar até 8 marchas para marcha à ré.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br