4 de maio de 2024

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Sem motorista na autoestrada

Caminhão autônomo trafega em autoestrada na Alemanha. MAN é o primeiro fabricante de veículos comerciais a receber uma licença de teste de autoestrada de nível 4

A MAN tornou-se o primeiro fabricante de veículos comerciais a enviar um caminhão autônomo para uma autoestrada. A bordo do caminhão de teste, que percorreu cerca de dez quilômetros na A9, na Alemanha, entre os cruzamentos de Allershausen e Fürholzen, estavam o Ministro Federal dos Transportes, Volker Wissing, e o CEO da MAN, Alexander Vlaskamp.

A montadora tem impulsionado intensamente o desenvolvimento de caminhões autônomos para utilização em centros logísticos e para o tráfego hub-to-hub em autoestradas já algum tempo e recebeu, sendo o primeiro, uma licença de teste de nível 4 com base na lei sobre veículos autônomos nas rodovias alemãs.

Os volumes de carga e, em particular, o transporte entre centros logísticos – como os armazéns das grandes lojas de departamentos online – estão a crescer de forma constante. A utilização de caminhões autônomos neste chamado transporte hub-to-hub é particularmente adequada para este efeito.

Os caminhões estão sempre na estrada, extremamente eficientes em termos de consumo e seguros para dirigir. Não há pausas de condução, pelo que os veículos podem ser perfeitamente integrados em processos logísticos fortemente sincronizados.

Há longo prazo, a utilização eficiente de caminhões autônomos pode reduzir os custos operacionais globais entre 10 e 15 por cento. A nova tecnologia também pode aliviar a escassez de motoristas. Já há uma escassez de até 100.000 caminhoneiros só na Alemanha.

“O primeiro test drive de nível 4 de um camimhão autônomo numa autoestrada alemã prova que o país assumiu uma posição de liderança na Europa com a lei sobre condução autônoma. Nosso objetivo é nos tornarmos o mercado líder em direção automatizada e conectada. Hoje é um marco para a logística na Alemanha. O volume cada vez maior de transportes, aliado ao agravamento da escassez de motoristas, constitui um desafio para a sociedade como um todo. Caminhões autônomos podem ajudar a aliviar a situação. Além disso, a rede inteligente do transporte de mercadorias oferece a oportunidade de tornar o transbordo rodoviário para o ferroviário mais eficiente e, assim, reforçar o transporte combinado amigo do clima”, afirma Volker Wissing, Ministro Federal dos Assuntos Digitais e dos Transportes.

“Hoje estamos a dar mais um grande passo em direção aos veículos comerciais autônomos, o segundo grande campo futuro a par da mudança para motores livres de CO2. Este ano, estamos inicialmente realizando testes com protótipos na auto-estrada. Outros projetos hub-to-hub seguirão a partir de 2025, mas em aplicações típicas de clientes Estamos, portanto, dando o próximo passo de desenvolvimento para a produção em série de caminhões autônomos no final da década. Também precisamos trabalhar em estreita colaboração com operadores de infraestrutura como a Autobahn GmbH. Só juntos podemos colocar a condução autônoma na estrada”, afirma Alexander Vlaskamp, ​​presidente do conselho executivo da MAN Truck & Bus.

“A Autobahn GmbH des Bundes desempenha um papel central na condução autônoma nas rodovias alemãs”, explica Dirk Brandenburger, diretor técnico da Autobahn GmbH des Bundes.

“Não só aprovamos a condução autônoma em determinados trechos de autoestrada, mas também promovemos ativamente a ligação em rede e a comunicação entre a infraestrutura rodoviária e os veículos com os chamados sistemas de transporte inteligentes cooperativos”, acrescenta Dirk.

Para o test drive do primeiro caminhão autônomo, a Autobahn GmbH examinou o conceito da MAN como parte do pedido de licença de teste antes que a autoridade federal de transporte motorizado concedesse oficialmente a aprovação da MAN no início de abril.

No futuro, a Autobahn GmbH também será responsável pela aprovação de áreas operacionais em autoestradas para a homologação em série de veículos autônomos. O operador do veículo especifica as rotas nas quais seus veículos com funções de condução autônoma devem circular e a Autobahn GmbH verifica se essas rotas são adequadas para a operação com funções de condução autônoma.

MAN e os autônomos

A MAN tem impulsionado a condução autônoma há muitos anos com vários projetos de pesquisa e desenvolvimento. De 2017 a 2019, a marca desenvolveu e testou caminhões acoplados eletronicamente num projeto conjunto de investigação e desenvolvimento com a DB Schenker.

Estes ‘pelotões’ particularmente seguros e eficientes em termos de combustível foram utilizados durante mais de seis meses no transporte regular de carga geral na autoestrada A9 entre Neufahrn e Nuremberg. De 2019 a 2023, o projeto ANITA com os parceiros Deutsche Bahn, Fresenius University of Applied Sciences e Götting KG concentrou-se na integração digital completa de um caminhão autônomo no processo logístico de movimentação de contentores da estrada para a ferrovia.

E desde 2022, a MAN tem trabalhado em conjunto com a Autobahn GmbH e outros parceiros da indústria, ciência e testes técnicos no projeto ATLAS-L4 para desenvolver um caminhão autônomo para utilização no transporte rodoviário entre centros logísticos. O projeto implementa assim, especificamente a lei sobre a condução autônoma aprovada na Alemanha em 2021, que já permite a condução sem condutor em percursos claramente definidos e com supervisão técnica.

No final do projeto estão previstos testes práticos do protótipo com um condutor de segurança na autoestrada.

A MAN já apresentou 133 pedidos de patentes na área da condução autônoma, 33 dos quais já foram concedidos. Ao participar nos projetos City, BeIntelli e Minga, a montadora também está envolvida no desenvolvimento de condução automatizada para autocarros urbanos.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br