18 de maio de 2024

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Mineração pesada

Heishan Fleet usará caminhões basculantes Tonly com transmissão Allison da Série 4800 Off-Road. Veículos oferecem desempenho poderoso, aceleração mais rápida e facilidade de operação resultando em mais cargas por dia e um aumento estimado de produtividade de 10%

A Allison Transmission, projetista e fabricante líder de soluções de propulsão de veículos convencionais e eletrificados e maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas de serviço para veículos comerciais médios e pesados e de defesa, anunciou que a Heishan Fleet (Xinjiang Tiantuo Jiye Mechanic Engineering), uma renomada empresa de mineração e infraestrutura com sede em Xinjiang, fez um pedido de mais de 100 unidades de caminhões de mineração Tonly.

Os caminhão são implementados com basculantes de mineração de caçamba larga (WBMD – Wide Body Mining Dump), equipados com as transmissões Allison da Série 4800 Off Road (ORS).

A escolha representa um marco na busca da Allison para conquistar participação de mercado no comércio global de caminhões basculantes para mineração de caçamba larga. Essa iniciativa representa uma oportunidade de crescimento superior a US$ 50 milhões em receita anual no mercado final fora da América do Norte para a empresa.

“Desde que começamos a operar caminhões WBMD equipados com transmissões Allison, há mais de seis meses, houve um aumento significativo na produtividade em nossos locais de trabalho”, disse Jin Hongxin, vice-gerente geral da Heishan Fleet.

“Nossa frota de caminhões WBMD opera principalmente em minas de carvão a céu aberto, separando carvão de rochas, em um ambiente hostil que exige longos turnos de nossos caminhões. Os veículos equipados com Allison podem transportar mais carga por dia devido ao desempenho poderoso, aceleração mais rápida e facilidade de operação. Os novos caminhões WMBD têm um aumento estimado de 10% na produtividade em comparação com caminhões com transmissão manual”, completou.

“Além disso, os novos caminhões reduziram significativamente nossos custos de manutenção”, disse Jin. “Além das trocas periódicas de óleo e filtro, os reparos nem sempre são necessários, o que também reduz o tempo de inatividade do veículo e aumenta ainda mais a produtividade. Quando as transmissões 4800 ORS precisam de manutenção, a rede Allison de serviços oferece uma resposta rápida. Estamos ansiosos para continuar nossa parceria com a Allison Transmission”.

Adquirido da Shaanxi Toly Heavy Industries, líder na indústria de caminhões basculantes de mineração da China, o caminhão de mineração Tonly de 96 toneladas é movido por um motor Weichai de 390 kW (523 cv) com torque de 2.300 Nm e pela transmissão Allison ORS 4800 equipado com Tomada de força (PTO) e retardador hidráulico para frenagens mais eficientes, proporcionando desempenho otimizado para operações off-road de ciclo pesado.

A Allison 4800 ORS oferece vários benefícios aos operadores da Heishan Fleet, incluindo maior produtividade, maior controle para o motorista e menor custo total de propriedade.

Projetadas para aumentar a eficiência e a confiabilidade de veículos médios e pesados em uma ampla variedade de aplicações, as transmissões totalmente automáticas Allison são conhecidas pelo Continuous Power Technolog, com um conversor de torque hidráulico que multiplica suavemente o pico de torque do motor, fornecendo mais potência às rodas do que outras tecnologias de transmissão.

As transmissões 4800 ORS da Allison são projetadas especificamente para os caminhões de ciclos de trabalho severos enfrentados em ambientes de mineração. Caminhões basculantes rígidos ou articulados equipados com as automáticas Allison aceleram rápida e suavemente em todos os tipos de terreno, incluindo estradas de cascalho, solo arenoso, lama ou rampas íngremes.

“A Allison facilitou muito meu trabalho. O caminhão carregado ficou mais potente ao subir ladeiras, reduzindo a reversão”, disse Zhang Wenlong, um motorista experiente que dirigiu um caminhão WBMD manual por cinco anos e dirigiu um caminhão equipado com as automáticas Allison por seis meses.

“Posso me concentrar em dirigir o caminhão sem ter que me preocupar em selecionar a marcha correta ou me distrair em situações perigosas. Agora faço mais viagens carregando carvão e minério sem me sentir exausto no final do turno”, finalizou o motorista.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br