20 de abril de 2024

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Renovação antecipada

Medida deve aquecer vendas de implementos rodoviários. Movimento de aquisição de caminhões Euro V deverá acontecer por conta da entrada em vigor, em janeiro de 2023, do Proconve 8, que estabelece como padrão de motorização o Euro VI

O movimento de antecipação de renovação de frota de caminhões deverá aquecer as vendas de implementos rodoviários. A ação deverá acontecer porque em janeiro de 2023 entra em vigor no Brasil o Proconve 8, que prevê como padrão para os caminhões a motorização Euro VI.

“Teremos pela frente uma oportunidade importante para nossa indústria alavancar suas vendas no segundo semestre“, diz José Carlos Spricigo, presidente da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

A ação de antecipação de renovação de frota de caminhões tradicionalmente aquece as vendas de implementos rodoviários. “O operador logístico aproveita para atualizar o equipamento produzido por nossa indústria e as empresas se preparam para oferecer condições atraentes para seus clientes“, explica o presidente da ANFIR que completa: “dessa forma poderemos esperar uma curva positiva de emplacamentos de implementos rodoviários no segundo semestre de 2022“.

Emplacamentos

O volume de implementos rodoviários emplacados de janeiro a maio de 2022 foi de 61.919 unidades. No ano passado, o total apurado no mesmo período foi de 62.555 produtos. O setor de reboques e semirreboques registrou de janeiro a maio de 2022 o total de 33.296 produtos emplacados. No mesmo período do ano passado foram 36.779 unidades.

No segmento de carroceria sobre chassis o resultado de janeiro a maio de 2022 aponta um total de 28.623 unidades emplacadas. No mesmo período do ano passado foram 25.776 produtos.

Proconve 8

O Proconve é um programa baseado nas normas Euro, utilizado nos países europeus. A fase Proconve P8 é a equivalente da Euro 6, que exige que veículos com motores diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes: Redução Catalítica Seletiva (SCR); Recirculação de Gases da Exaustão (EGR).

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br