26 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

MB: 10 mil caminhões customizados

Mercedes-Benz alcança o marco de venda. Em pouco mais de sete anos, foram cerca de oito mil unidades comercializadas para o mercado interno e dois mil caminhões para países da América Latina e de outros continentes

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco de venda de 10 mil caminhões customizados pela própria empresa, trabalho executado em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Este expressivo resultado representa o volume acumulado entre 2015 e maio de 2022. Aproximadamente oito mil unidades foram comercializadas no mercado interno e dois mil caminhões foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes.

Esse modelo de negócio envolve a participação de várias áreas da montadora, como marketing e estratégia de produto, desenvolvimento, engenharia, produção, logística, custos, controlling, vendas e peças & serviços. Com base na sinergia das equipes, o Centro de Customização de Caminhões (CTT) da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.

A equipe do CTT é formada por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos, contando ainda com apoio do Centro de Customização da Daimler Truck na França.

“Nos primeiros sete anos do CTT, de 2015 a 2021, chegamos a nove mil caminhões vendidos, o que dá uma média de 1.285 unidades por ano. Esse resultado mostrou a consolidação dessa solução para os nossos clientes, mesmo levando em conta os dois primeiros anos da pandemia, que afetou as demandas interna e externa”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Tanto é que em apenas cinco meses deste ano, até maio, já superamos mil unidades, retomando um bom ritmo de vendas. Nossa expectativa é entregar 3,2 mil caminhões customizados em 2022”.

Graças à atuação do CTT, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. Isso assegura a qualidade e a confiabilidade da marca Mercedes-Benz.

Diversas customizações realizadas pelo CTT a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões. Além disso, devido ao grande sucesso do Pacote Robustez, hoje o CTT também está preparado para montá-lo no Axor.

“Modificações muto específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTT”, afirma Roberto Leoncini. “Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

“Cada vez mais, os clientes buscam as soluções adequadas para cada uma de suas necessidades operacionais. Seu caminhão é um valioso equipamento de trabalho, que o ajuda a obter eficiência, produtividade e rentabilidade. Além disso, tem alto valor agregado”, avalia Roberto Leoncini.

“A partir do amplo portfólio das famílias Accelo, Atego, Axor, Actros e Arocs, com caminhões para todos os segmentos de transporte urbano, rodoviário e fora de estrada, podemos atender às demandas das empresas de transporte. Isso é potencializado com as customizações oferecidas pelo CTT. Ou seja, nós entendemos as demandas dos clientes e as tendências do mercado, dentro da realidade do País, e entregamos as soluções que ele precisa e espera”, acrescenta.

Conforme o executivo, a capacidade dos engenheiros da montadora de encontrar novas soluções não para por aí. “Estamos prontos para desenvolver novas alternativas para atender as demandas de nossos clientes, a fim de ajudá-los a aumentar sua rentabilidade. E se, algumas vezes, eles precisam de veículos com características que não temos na série, vamos trabalhar para oferecer a melhor solução customizada e atender aos seus desejos, com preços atrativos e com a confiabilidade da marca Mercedes-Benz”.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br