27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Vista 2018 Final

Competição de serviços

Volvo dá largada para nova edição do Vista, maior competição de serviços do mundo, que reúne profissionais das concessionárias da marca em todo o planeta numa competição para o desenvolvimento de competências, habilidades e do trabalho em equipe

A Volvo deu a largada para mais uma competição do Vista (Volvo International Service Training Awards),que  reúne profissionais das concessionárias da marca em todo o mundo numa competição para o desenvolvimento de competências, habilidades e do trabalho em equipe.

“O Vista é uma jornada de aprendizagem em que são medidas aptidões técnicas e comportamentais, de busca e aprimoramento de conhecimento, de respeito à diversidade de opiniões e construção de um saber comum. A competição é mais uma estratégia da Volvo para aprimorar a qualidade do nosso atendimento e a percepção de valor ao cliente”, diz Rodrigo Padilha, diretor de customer experience & services da Volvo Trucks na América Latina.

Segundo Thaís Brito, gerente da Volvo Academy, que coordena o Vista na América Latina, trata-se mais do que uma competição. “É uma jornada de conhecimento global, um evento de treinamento em massa que beneficia toda a rede de concessionárias Volvo”, diz.

“Une profissionais de todas as áreas de serviços. É a chance, por exemplo, do técnico da oficina trabalhar ainda mais próximo do profissional de garantia e, assim, unir a habilidade de várias especialidades. Contribui muito para o trabalho em equipe com sua dinâmica multifuncional”, acrescenta Camila.

Para participar, os profissionais das concessionárias Volvo em 95 países formaram equipes de até quatro pessoas. Para a edição deste ano, são 14.393 profissionais em 3.950 equipes. Da América Latina são 2.775 inscritos em 718 equipes de 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. É o maior número de participantes do continente em todas as edições.

Formato inédito

A pandemia exigiu da Volvo todo um processo de adaptação e inovação. A edição terá formato inédito, quase todo digital. Serão seis meses de etapas teóricas e práticas em ambiente online. Num modelo similar ao de e-learning, de ensino eletrônico, os participantes vão encarar testes, provas e missões, estas numa outra novidade: um app exclusivo do Vista.

As etapas classificatórias vão de fevereiro a junho. Na sequência, tem as semifinais. Na América Latina, 20 equipes se classificam para a etapa também digital e as quatro melhores vão em setembro para a grande final presencial em Gotemburgo, sede mundial da Volvo, na Suécia. As etapas classificatórias ocorrem também na América do Norte, Europa, África, Ásia, Oriente Médio e Oceania.

História

A primeira edição do Vista foi em 1957, no começo apenas para mecânicos da Volvo na Suécia. Duas décadas depois, a competição se expandiu para além da sede da marca. Acontece desde 2007 no formato global.

O Vista é uma parte relevante da estratégia da Volvo de alcançar a mais alta qualidade em serviços nos mercados onde atua. “A competição motiva os técnicos. Quando pessoas se desenvolvem em equipe ganham habilidades que beneficiam o cliente: resiliência, empatia, foco no resultado final. Isso traz mais agilidade, disponibilidade, tudo o que o nosso cliente quer”, afirma Thaís Brito. “Temos produtos premium e nossa equipe também deve proporcionar uma experiência premium”, finaliza.

Números

• 95 países formaram equipes para a edição deste ano

• 14.393 profissionais se inscreveram. Desses, 2.775 são da América Latina

• 3.950 equipes vão participar, sendo 718 da América Latina

• 11 países da América Latina participam: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br