Competição de serviços
Volvo dá largada para nova edição do Vista, maior competição de serviços do mundo, que reúne profissionais das concessionárias da marca em todo o planeta numa competição para o desenvolvimento de competências, habilidades e do trabalho em equipe
A Volvo deu a largada para mais uma competição do Vista (Volvo International Service Training Awards),que reúne profissionais das concessionárias da marca em todo o mundo numa competição para o desenvolvimento de competências, habilidades e do trabalho em equipe.
“O Vista é uma jornada de aprendizagem em que são medidas aptidões técnicas e comportamentais, de busca e aprimoramento de conhecimento, de respeito à diversidade de opiniões e construção de um saber comum. A competição é mais uma estratégia da Volvo para aprimorar a qualidade do nosso atendimento e a percepção de valor ao cliente”, diz Rodrigo Padilha, diretor de customer experience & services da Volvo Trucks na América Latina.
Segundo Thaís Brito, gerente da Volvo Academy, que coordena o Vista na América Latina, trata-se mais do que uma competição. “É uma jornada de conhecimento global, um evento de treinamento em massa que beneficia toda a rede de concessionárias Volvo”, diz.
“Une profissionais de todas as áreas de serviços. É a chance, por exemplo, do técnico da oficina trabalhar ainda mais próximo do profissional de garantia e, assim, unir a habilidade de várias especialidades. Contribui muito para o trabalho em equipe com sua dinâmica multifuncional”, acrescenta Camila.
Para participar, os profissionais das concessionárias Volvo em 95 países formaram equipes de até quatro pessoas. Para a edição deste ano, são 14.393 profissionais em 3.950 equipes. Da América Latina são 2.775 inscritos em 718 equipes de 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. É o maior número de participantes do continente em todas as edições.
Formato inédito
A pandemia exigiu da Volvo todo um processo de adaptação e inovação. A edição terá formato inédito, quase todo digital. Serão seis meses de etapas teóricas e práticas em ambiente online. Num modelo similar ao de e-learning, de ensino eletrônico, os participantes vão encarar testes, provas e missões, estas numa outra novidade: um app exclusivo do Vista.
As etapas classificatórias vão de fevereiro a junho. Na sequência, tem as semifinais. Na América Latina, 20 equipes se classificam para a etapa também digital e as quatro melhores vão em setembro para a grande final presencial em Gotemburgo, sede mundial da Volvo, na Suécia. As etapas classificatórias ocorrem também na América do Norte, Europa, África, Ásia, Oriente Médio e Oceania.
História
A primeira edição do Vista foi em 1957, no começo apenas para mecânicos da Volvo na Suécia. Duas décadas depois, a competição se expandiu para além da sede da marca. Acontece desde 2007 no formato global.
O Vista é uma parte relevante da estratégia da Volvo de alcançar a mais alta qualidade em serviços nos mercados onde atua. “A competição motiva os técnicos. Quando pessoas se desenvolvem em equipe ganham habilidades que beneficiam o cliente: resiliência, empatia, foco no resultado final. Isso traz mais agilidade, disponibilidade, tudo o que o nosso cliente quer”, afirma Thaís Brito. “Temos produtos premium e nossa equipe também deve proporcionar uma experiência premium”, finaliza.
Números
• 95 países formaram equipes para a edição deste ano
• 14.393 profissionais se inscreveram. Desses, 2.775 são da América Latina
• 3.950 equipes vão participar, sendo 718 da América Latina
• 11 países da América Latina participam: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br