MB: mudança na Argentina
Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina encerra produção na histórica planta de Virrey del Pino e prepara transferência para a nova fábrica em Zárate. Novo Centro Industrial recebeu investimento de US$ 110 milhões
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus da Argentina celebrou nesta segunda-feira, seu quarto ano como empresa independente e filial local da Daimler Truck AG, um marco que coincide com a produção da última unidade no histórico Centro Industrial Juan Manuel Fangio, localizado em Virrey del Pino, iniciando transição para o novo Centro Industrial em Zárate, que começará a operar em 2026.
“Com a transferência de nossas operações para Zárate, estamos escrevendo um novo capítulo no futuro da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus na Argentina. Este novo centro industrial nos permitirá produzir com maior eficiência e tecnologia. Nosso propósito é acompanhar todos aqueles que mantêm o mundo em movimento. Nossa ambição é construir a melhor empresa de caminhões e ônibus e continuar liderando o mercado argentino”, afirmou Raúl Barcesat, CEO da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina.
“Temos uma história de sucesso que nos enche de orgulho na Argentina, o primeiro país a receber a Mercedes-Benz fora da Alemanha. E isso é apenas o começo. A inauguração do novo centro industrial em Zárate, fruto de um investimento de US$ 110 milhões, é a prova de um futuro promissor. Nesta planta, produziremos caminhões e chassis de ônibus com alta qualidade, mantendo nosso compromisso de oferecer os melhores veículos comerciais e serviços nos quais nossos clientes sul-americanos confiam”, afirmou Denis Güven, Presidente da Mercedes-Benz Brasil e CEO da Mercedes-Benz América Latina.
Durante mais de 74 anos, o Centro Industrial Juan Manuel Fangio, em Virrey del Pino, foi o coração da produção da marca na Argentina: ali foi fabricado o primeiro caminhão Mercedes-Benz e produzidos caminhões e chassis de ônibus que percorreram todo o país.
Hoje, a empresa encerra essa etapa com a última unidade fabricada nessa planta e inicia a transição para o novo Centro Industrial em Zárate, fruto de um investimento total de US$ 110 milhões. No novo espaço, serão produzidos inicialmente os modelos Accelo e Atego, os chassis de ônibus OH e OF, além da linha de peças REMAN. Este marco reafirma o compromisso da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus com a inovação, a indústria nacional.
As novas instalações, além de estarem estrategicamente localizadas pela proximidade com o porto, foram projetadas para oferecer a flexibilidade necessária para abrigar novos projetos no futuro.
Desde o final de 2024, já está em operação no terreno de Zárate o Centro Logístico de Peças, que abastece a rede nacional de 45 pontos de atendimento, otimizando a distribuição e reduzindo os prazos de entrega, com serviços como “peças urgentes” para atendimento no mesmo dia ou em até 48 horas.
Este marco reafirma o compromisso da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus com a inovação, a indústria nacional e todos aqueles que mantêm o país em movimento.
Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina S.A.U, subsidiária local da Daimler Truck AG, opera no país desde o final de 2021. Produz diferentes versões dos caminhões Accelo e Atego e os chassis de ônibus OH e OF no Centro Industrial Juan Manuel Fangio, localizado em Virrey del Pino, província de Buenos Aires. Ali também funciona a planta REMAN, que oferece uma alternativa de produto remanufaturado com a mesma excelência e garantia de uma peça original.
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus na Argentina possui sede administrativa em Munro, província de Buenos Aires, um Training Center na zona norte da província e um Centro Logístico de Autopeças e Peças em Zárate. Sua operação comercial inclui uma Rede de Concessionários Oficiais com 45 pontos de atendimento em todo o país. Mais de 2.000 colaboradores trabalham diariamente para oferecer um serviço 360° com a excelência que caracteriza a marca.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br
