CARGAS

O site dos transportes

Mulher no volante

Débora Cristina da Silva

Mulher motorista dirige caminhão betoneira  na Região da Grande São Paulo.  A Engemix, unidade de concreto da Votorantim Cimentos, tem a primeira motorista do sexo feminino na unidade do ABC Paulista

O mercado de trabalho vem se transformando ao longo dos anos com a presença feminina em setores majoritariamente masculinos, como o da construção civil. Tem sido cada vez mais comum encontrar mulheres em canteiros de obras, tanto em funções operacionais como de liderança. Há quatro meses, Débora Cristina da Silva conquistou seu primeiro emprego como motorista de caminhão betoneira, um veículo que faz a preparação do concreto para entregá-lo em obras de construção civil. Debora é a primeira motorista operadora de caminhão betoneira do sexo feminino contratada para trabalhar na central de concreto de Santo André, na Região do ABC Paulista (SP), da Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos.

Para Débora, trabalhar como motorista significa a realização de um sonho que ela tinha desde a adolescência e se tornou realidade em razão dos programas de diversidade e inclusão. Habilitada com carteira na categoria E, que a permite dirigir veículos com unidades acopladas, como carretas, Débora diz que já havia tentado emprego como motorista de caminhão, mas não teve sucesso pela falta de experiência. Foi na Engemix que ela encontrou a oportunidade de dirigir um caminhão betoneira e ser responsável pela preparação e entrega de concreto  na Grande São Paulo.

Ao contrário do que se possa pensar, ela não teve nenhuma inspiração na família. “Sempre tive vontade de dirigir caminhões e trabalhei mais de nove anos como ajudante geral de cozinha e cozinheira para conseguir pagar pelas habilitações em todas as categorias de direção. Depois que meus filhos já estavam criados e que eu me separei, pude concretizar esse sonho. Hoje em dia, a mulher está em todos os lugares. Nessa unidade da Engemix eu sou a primeira, mas espero que depois de mim possam vir mais mulheres”, disse Débora.

Dados do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setceps), mostram que 74% dos trabalhadores das empresas do setor de cargas são homens e 26%, mulheres. Desse percentual, somente 3% das mulheres trabalham como motorista. Débora acredita que sua história pode motivar outras mulheres e conta com orgulho como tem sido sua experiência nesse período. Ela, que já é avó e mãe de duas mulheres e um rapaz, explica que sempre teve apoio dos seus filhos e que eles adoram contar como a mãe se tornou motorista de caminhão. Sobre os desafios, Débora diz que prefere focar nas oportunidades.

A Engemix é a unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. Com 55 anos de atuação no mercado de concreto, a Engemix foi adquirida pela Votorantim Cimentos em 2002 e está presente em nove estados brasileiros.

Jornada de inclusão  

A Votorantim Cimentos é um exemplo de companhia que busca ampliar a presença feminina no seu quadro geral de empregados. A empresa estabeleceu a meta global de atingir 25% de mulheres em posições de liderança até 2030 e fechou o ano de 2024 com o índice de 24,8%. No Brasil, a companhia contratou em 2024 mais de 100 mulheres para trabalharem em posições de operação, como fábricas, mineração, centrais de concreto e centros de distribuição. Hoje as mulheres representam 15% dos profissionais que atuam em operações da empresa no Brasil, totalizando 1,1 mil empregadas.

Entre as iniciativas da Votorantim Cimentos para acelerar a inclusão feminina e a inserção em posições de liderança está a Trilha de Capacitação Técnica de Mulheres, um programa de desenvolvimento para mulheres que atuam nas operações da companhia no Brasil desde posições iniciais, como aprendiz e estagiária, até o nível técnico e de liderança nas áreas de Manutenção, Mineração, Produção e Qualidade. Mais de 100 empregadas estão sendo capacitadas pela iniciativa no primeiro ciclo do programa iniciado em 2024.

Em 2024, a Votorantim Cimentos também iniciou uma trilha de conhecimento para Desenvolvimento para Mulheres Não Líderes chamado de Protagonismo e Autodesenvolvimento: mulheres construindo caminhos, que teve a participação de 860 mulheres ao longo do ano.

Já o Lidera VC é um programa para o desenvolvimento de mulheres líderes lançado em 2020. Mais de 250 mulheres já participaram do programa, que aborda diferentes temáticas a partir da perspectiva de gênero e inclusão, como estereótipos de gênero, negociação, liderança inclusiva, liderança estratégica e imagem profissional.

Os processos de recrutamento e seleção, principalmente de porta de entrada, também são exemplos de diversidade e inclusão. O Programa de Trainee 2025 da Votorantim Cimentos teve foco em áreas corporativas, como Recursos Humanos, Governança Corporativa, Logística, Marketing Estratégico, Suprimentos, Transformação Digital, Vendas & Marketing e Tecnologia da Informação (TI). Na nova turma iniciada em janeiro deste ano, dos sete participantes, seis são mulheres. Já em 2024, o Programa de Trainee Industrial buscou jovens profissionais na área de engenharia para desenvolvimento de carreira nas operações da companhia.  Atualmente são oito trainees participando do programa, sendo seis mulheres que atuam nas fábricas de Xambioá (TO), Itaú de Minas (MG), Sobral (CE), Rio Branco do Sul (PR) e Cantagalo (RJ).

O Programa Evoluir é uma iniciativa da Votorantim Cimentos que oferece qualificação profissional gratuita aos moradores e empregados das localidades em que a empresa atua, ampliando as oportunidades dos participantes no mercado de trabalho e reforçando o compromisso de construir um legado positivo para a sociedade.

Os cursos técnicos são realizados em parceria com entidades de formação técnica profissional, como o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). Em 2024, foram concluídas 17 turmas com 230 vagas ofertadas nos cursos, sendo 155 vagas destinadas para mulheres. Os cursos são nas áreas de Manutenção Mecânica, Eletricista Industrial, Mineração, Máquinas Industriais, Eletromecânica, Química, Soldagem. Além das comunidades locais, alguns programas também são direcionados à capacitação técnica e profissional para empregados e empregadas. 

“Queremos ampliar cada vez mais o número de mulheres na empresa, em todos os níveis hierárquicos. Para isso, nosso foco é capacitar tanto as nossas empregadas quanto as pessoas nas comunidades em que estamos presentes. Essas e outras iniciativas de inclusão feminina geram resultados em evolução de cultura organizacional, fortalecem o nosso jeito de ser ético e humano e nos guiam para alcançar as metas estabelecidas em nossos Compromissos de Sustentabilidade”, afirma Sabrina Scanapieco, gerente geral de Gente da Votorantim Cimentos.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Mais Histórias

Você pode ter perdido

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br