Frete, agro e segurança
Volume de fretes do agro cresce e impulsiona investimentos em segurança contra roubo de cargas nas estradas. Segmento registrou um aumento de 6,7% no terceiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023
O volume de fretes rodoviários do agro no Brasil registrou um aumento de 6,7% no terceiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com as informações divulgadas pela Frete.com
O produto interno bruto (PIB) do agronegócio do Brasil deve encerrar o ano de 2024 com crescimento de 2%, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Em consequência do crescimento do setor no Brasil, o volume de fretes rodoviários do agro no Brasil registrou um aumento de 6,7% no terceiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com as informações divulgadas pela Frete.com, plataforma online de transporte de cargas da América Latina.
Por ser um setor tão lucrativo, ele acaba se tornando um alvo perfeito para os criminosos especializados no roubo de cargas de caminhões. No primeiro semestre desse ano, esse tipo de crime teve crescimento de 1,1% se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da Nstech, que inclui dados das operações monitoradas pelas gerenciadoras BRK, Buonny e Opentech.
“Geralmente, quando há preocupação de um possível risco de desabastecimento, como o que aconteceu com os fertilizantes, os produtores tendem a aumentar seus pedidos de modo a minimizarem prejuízos decorrentes de uma possível falta de estoque. Como esse tipo de produto é uma carga bastante visada, as estatísticas de roubo a cargas tendem a aumentar drasticamente” – explica Luiz Henrique Nascimento, diretor comercial da T4S Tecnologia.
Após sentir na pele como era amargar prejuízos por conta do roubo de cargas, Nascimento, Marcílio Machado e Enrico Rebuzzi decidiram apostar em uma empresa especializada em tecnologia para evitar que os criminosos tivessem êxito em suas ações. Antes da T4S, os empreendedores tinham uma empresa de logística, só que a empresa sofria muito por conta dos roubos de cargas frequentes, então eles enxergaram uma oportunidade de negócio até então pouco explorada no Brasil.
Sendo assim, a empresa que começou como uma startup em 2017 hoje já atende clientes como FedEx, JSL e a P&G. O foco da empresa é oferecer soluções inovadoras, como é o caso do Imobilizador T4S, um pequeno e camuflado atuador sem fio que fica escondido no veículo e bloqueia automaticamente o caminhão em caso de utilização de jammer, conhecido também como capetinha, vandalismo e desvio de rota.
Em outubro de 2022, o Imobilizador T4S registou o maior salvamento da história do atuador. O sistema detectou Jammer e bloqueou automaticamente o veículo na rodovia. O veículo em questão era de um cliente da T4S da área farmacêutica, e estava com uma carga avaliada em R$ 6 milhões. O motorista, o veículo e a carga ficaram intactos.
Com o objetivo de proteger a carga no interior do baú, a T4S criou o Choque Elétrico Anti-Invasão, que são painéis de alta resistência contra perfurações e cortes, que são energizados caso aconteça tentativas de arrombamento. Quando o criminoso tenta roubar a carga do caminhão, ele recebe um choque não-letal. Além disso, por conta do isolamento elétrico, o choque só será sentido por quem tentar perfurar ou cortar os painéis, fazendo da solução 100% segura para trabalhadores e transeuntes.
O faturamento da empresa no ano passado foi de R$59 milhões, e a expectativa é encerrar 2024 com faturamento de R$82 milhões. Desde que a empresa foi fundada, já foram mais de 227 salvamentos de cargas e 234 salvamentos de veículos.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br