Gestão de pátio
De forma eficiente, estratégia se torna uma vantagem competitiva. Segundo articulista, a gestão de pátio vem ganhando atenção de gestores logísticos que visam reduzir o tempo de permanência de veículos de carga e consequentemente o custo de transporte
A logística é um dos pilares fundamentais para a economia global, sendo responsável pelo armazenamento e distribuição de produtos que abastecem mercados e atendem às demandas dos consumidores. De acordo com dados da Fortune Business Insights, em escala global, o segmento chegará a um mercado total de US$ 1,8 bilhão até 2029.
A gestão de pátio vem ganhando atenção de gestores logísticos que visam reduzir o tempo de permanência de veículos de carga e consequentemente o custo de transporte. O grande aliado para uma gestão de pátio eficiente é o Yard Management System (YMS) ou Sistema de Gestão de Pátio.
O pátio de uma empresa é o ponto de convergência de uma série de operações logísticas, onde ocorrem atividades como o recebimento, a inspeção, o carregamento e a movimentação de veículos e cargas. No entanto, a falta de um gerenciamento eficiente desse espaço resulta em uma série de perdas, tais como filas de espera, superlotação, atrasos, riscos de acidentes, custos mais elevados e penalizações por estadia conforme estabelecido pela Lei 11.442/07.
As funcionalidades de um YMS completo permitem que as corporações tenham um controle preciso das atividades do pátio, reduzindo congestionamentos e otimizando operações. Na portaria, oferece automação de entrada, controle de acesso, checagem de motoristas e gestão de fornecedores. No pátio, facilita a gestão de filas, monitoramento do tempo de espera e chamadas para carga e descarga via pager, prevenindo multas da Lei do Caminhoneiro.
Essas funcionalidades garantem redução do tempo de permanência de veículos, aumento da segurança e maior produtividade por funcionário, tornando a operação mais fluida e eficiente. Além disso, o YMS fornece dashboards e relatórios que permitem o monitoramento de Key Performance Indicators (KPIs) – ou indicadores-chave de desempenho – e a análise de dados, identificando oportunidades de melhoria e a implementação de práticas mais eficientes.
A redução da superlotação no pátio ainda contribui para a segurança operacional, prevenindo acidentes e estresse dos envolvidos. A implementação de um sistema de gestão de pátio também está alinhada com a busca por práticas sustentáveis e a redução do impacto ambiental das operações logísticas. Ao evitar os congestionamentos internos, as empresas contribuem para a redução das emissões de gases poluentes e adotam uma postura responsável em relação ao meio ambiente. Esta abordagem atende a uma exigência crescente dos consumidores e agrega valor à imagem das empresas.
Diante dos desafios e das oportunidades que permeiam o setor logístico, é fundamental reconhecer a importância estratégica da gestão de pátio e investir em soluções tecnológicas que permitam a otimização das atividades. Aqueles que otimizarem os processos de gestão de pátio certamente terão uma cadeia de suprimentos mais ágil e à frente dos concorrentes.
Artigo de Eros Viggiano, CEO e fundador da LogPyx