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Daimler Truck dá início à produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico à bateria para longas distâncias. Este é o primeiro caminhão elétrico da fábrica de Wörth em que a montagem ocorre na linha de produção já existente

O portfólio de veículos eletrificados da Daimler Truck está crescendo. A companhia celebrou na fábrica da Mercedes-Benz de Wörth, na Alemanha, o início da produção em série do caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para longas distâncias.

Segundo Karin Rådström, CEO da Daimler Truck, o início da produção em série do eActros 600 é mais uma comprovação da ambição da montadora de transformar o setor. “Com uma autonomia de 500 quilômetros com uma única carga de bateria, nosso eActros 600 é direcionado ao transporte de longo percurso na Europa, que é responsável por 2/3 das emissões de CO2 do segmento rodoviário pesado. Nosso caminhão elétrico à bateria para longa distância vai fazer então uma diferença real”.

Daniela Schmitt, ministra de estado da economia, transportes, agricultura e viticultura da Renânia-Palatinado declarou que com a produção em série do eActros 600, a Daimler Truck está novamente provando que o transporte de carga livre de emissões de CO2 já é uma realidade hoje em dia.

“No futuro, esse veículo vai sair da linha de produção em Wörth, se posicionando na vanguarda do desenvolvimento tecnológico. Pela segunda vez na semana, este local está enviando um forte sinal para o setor de veículos comerciais. Além disso, desejamos garantir que a competitividade internacional e a criação de valor industrial na Renânia-Palatinado sejam mantidas no futuro”, informou Daniela.

Jürgen Distl, chefe de operações da Mercedes-Benz Trucks: “Como fábrica líder da rede de produção da Mercedes-Benz Trucks, a planta de Wörth desempenha um papel central, especialmente com relação à integração de modelos elétricos à bateria, como o eActros 600. Entretanto, estamos impulsionando a transformação em todos os níveis da nossa rede de produção, incluindo a área de caminhões elétricos livres de emissões de CO2 e nossa cadeia de suprimentos. Aliás, já estamos recebendo nossos suprimentos por meio de caminhões elétricos. A eletrificação completa dos transportes nas entregas para a fábrica de Wörth está programada para ocorrer até o final de 2026 e o eActros 600 vai desempenhar um papel decisivo quanto a isso”.

Para Andreas Bachhofer, chefe da fábrica de Wörth e de produção da Mercedes-Benz Trucks: com o início da produção em série do eActros 600, a montadora está expandindo seu portfólio de produtos de Wörth com um veículo importante para o futuro.

“A montagem deste primeiro caminhão elétrico à bateria “made in Wörth” será totalmente integrada na linha de produção já existente, de forma flexível, juntamente com a fabricação de caminhões com motor de combustão. Isso significa que estamos posicionados de maneira ideal para a produção de quantidades maiores. Nossa equipe está bem preparada para o aumento sucessivo de fabricação nos próximos meses”, conta Bachhofe,

De acordo com Thomas Zwick, presidente do conselho de produção da fábrica de Wörth, o eActros 600 é mais um passo na implementação do futuro contrato que foi acordado com a administração da fábrica em 2021. “A decisão fundamental de produzir todos os caminhões aqui em Wörth, independentemente do tipo de propulsão, garante os empregos no local e na região. Além disso, os caminhões livres de emissões, com trens de força elétricos ou por célula de combustível, criarão empregos sustentáveis e atraentes com novas tarefas”.

Produção flexível do eActros 600 em Wörth

O eActros 600 será fabricado na linha de montagem já existente na fábrica de Wörth, em paralelo e de forma flexível aos caminhões com propulsão a diesel. O eActros 600 também recebe todos os componentes elétricos nesta área de produção. A partir dali, o caminhão passa pelo processo de acabamento e inspeção final, como todos os demais caminhões.

O eActros 600 é, portanto, o primeiro caminhão elétrico de Wörth cuja montagem ocorre em uma única área de produção. A conversão das linhas de montagem, bem como a integração do eActros 600 na linha de produção, ocorreu gradualmente. Os modelos anteriores de caminhões elétricos eActros 300/400 e eEconic saem do galpão de produção para a montagem dos componentes da propulsão elétrica e são eletrificados no “Future Truck Center” em Wörth.

As fábricas da Daimler Truck em Mannheim, Kassel e Gaggenau também desempenham um papel importante na produção do eActros 600. Elas fornecem os componentes necessários para a transmissão elétrica à bateria, como o eixo elétrico, componentes da transmissão e a caixa frontal, que reúne vários componentes de alta e baixa voltagem e fica localizada no antigo espaço de instalação do motor de combustão interna.

Michael Brecht, presidente do general works council da Daimler Truck garante que os acordos para o futuro sejam implementados em Wörth e em outros locais, mesmo em tempos de economia de custos e orçamentos apertados. “Se quisermos permanecer competitivos, precisamos de um alto nível de produção interna nas unidades. Não apenas os acionistas, mas também os colaboradores devem emergir da transformação como vencedores”.

Treinamento

A Daimler Truck está em meio à transformação rumo aos transportes livres de emissões.  Essa situação só poderá ser viabilizada se os colaboradores estiverem muito bem treinados. Consequentemente, a empresa está fazendo todos os esforços para expandir seus conhecimentos dentro do Grupo, por meio da qualificação de funcionários e recrutamento focado em novos talentos, por exemplo, no campo das unidades de trens de força elétricos. Isso porque os processos de produção de veículos com sistemas de propulsão alternativos apresentam novos desafios especiais para a força de trabalho.

O objetivo do Centro de Treinamento da fábrica de Wörth é preparar a força de trabalho para as tarefas com os novos veículos. Somente em 2023, cerca de 3.300 sessões de treinamento foram realizadas em Wörth para funcionários sobre as novas tecnologias de bateria, alta tensão e hidrogênio. Assim, o Centro de Treinamento realiza um trabalho importante no processo de transformação, porque as habilidades no manejo de veículos e componentes de alta tensão são um pré-requisito indispensável para a montagem de caminhões movidos à eletricidade.

Livre de emissões de CO2

A Daimler Truck está empenhada na sustentabilidade do desenvolvimento de novos veículos, como o eActros 600, e também em sua produção. Nesse sentido, a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth está trabalhando intensivamente para estabelecer uma produção ecologicamente correta: desde 2022, a planta já está com a produção livre de emissões de CO2.

Como por exemplo, por adquirir eletricidade livre de emissões de CO2 que provém de energia solar, eólica ou hidráulica, bem como pela aquisição de certificados de compensação. Além de comprar eletricidade limpa, a fábrica está também promovendo sua própria geração de energia para produção, por exemplo, através do uso de sistemas fotovoltaicos. Em 2023, a Daimler Truck criou a joint venture “WärmeWerk Wörth”, em parceria com a EnBW e com a prefeitura de Wörth am Rhein, para fins de exploração das possibilidades do abastecimento de energia ecologicamente correta para a fábrica de Wörth, bem como para a cidade de Wörth am Rhein, por meio de energia geotérmica.

Com o início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, a empresa está implementando outro componente do contrato acordado para o futuro da fábrica de Wörth: no verão de 2021, a gerência da empresa e o conselho de trabalhadores concordaram com a orientação da planta como um centro para o transporte do futuro na rede de produção da Mercedes-Benz Trucks. O contrato para o futuro inclui a produção em série sustentável de caminhões elétricos à bateria e de célula de combustível de hidrogênio, o desenvolvimento e a qualificação adicionais da força de trabalho dentro dessa transformação e a produção livre de CO2.

Fábrica da Mercedes-Benz de Wörth

Fundada em 1963, a planta de Wörth am Rhein é a maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks. Desde o início, cerca de 4,4 milhões de caminhões foram produzidos no local. O portfólio atual inclui as famílias Actros, Arocs e Atego, como também os caminhões especiais Mercedes-Benz Econic, Unimog e Zetros. A produção em série do eActros 300/400 elétrico à bateria para distribuição teve início em 2021. Em 2022, foi a vez do segundo caminhão elétrico de série, o Mercedes-Benz eEconic para uso em serviços públicos municipais. Com cerca de 10.000 funcionários, a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth é a segunda maior empregadora na Renânia-Palatinado.

eActros 600

O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longas distâncias teve sua estreia mundial no final de 2023. A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação do modelo como “600” – e um novo eixo de transmissão elétrico desenvolvido internamente permitem que o caminhão elétrico alcance uma autonomia de 500 quilômetros  sem recarga intermediária. Essa autonomia é alcançada em condições muito realistas e práticas com um PBTC de 40 toneladas, que também pode ser consideravelmente maior dependendo do estilo de direção e da rota.

O eActros 600 será capaz de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos de descanso do motorista, mesmo sem que a recarga seja feita em megawatts, torna isso possível, desde que haja opções de recarga disponíveis. Além da recarga CCS com até 400 kW, o eActros 600 permite a recarga em megawatts (MCS).

O carro-chefe elétrico já comprovou sua capacidade várias vezes em condições reais: no uso nas operações de clientes e como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”, uma viagem de teste totalmente por propulsão elétrica de 15.000 quilômetros por um total de 22 países com um PBTC de 40 toneladas. Além disso, o modelo foi eleito o “International Truck of The Year 2025” por jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus – o prêmio é o mais importante do setor.

O eActros 600 tem três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Eles oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. Capacidade nominal de uma bateria nova, com base em condições de estrutura definidas internamente. A autonomia poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.

A autonomia foi determinada internamente sob condições específicas de teste, após os cavalos mecânicos serem equipados com semirreboque 4×2 com PBTC de 40 toneladas, a uma temperatura externa de 20°C, em operações de transporte de longa distância, podendo divergir dos valores determinados de acordo com o Regulamento (UE) 2017/2400.

Bruno Castilho

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