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Mercedes-Benz do Brasil alcança o marco de venda de 15 mil caminhões customizados. Volume acumulado em nove anos é resultado do trabalho coordenado pelo Custom Tailored Center (CTC) na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, no último mês de outubro, o marco histórico de venda de 15 mil caminhões customizados. Coordenado pelo Custom Tailored Center (CTC), este trabalho é executado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, envolvendo várias áreas, com o objetivo de atender demandas específicas de clientes.

“Esse expressivo resultado representa o volume acumulado em nove anos, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, o que significa uma média de 1.666 unidades por ano”, informa Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Desse volume, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”.

Esse modelo de negócio envolve a participação de várias áreas da empresa, como marketing e estratégia de produto, desenvolvimento, engenharia, produção, logística, custos, controlling, vendas e peças & serviços. Com base na sinergia das equipes, o CTC da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.

Conceito One Team na prática

“O fato do CTC reunir diversos grupos funcionais na geração de soluções customizadas aos clientes reflete a aplicação prática do conceito One Team na nossa Empresa, seguindo uma prática global da Daimler Truck”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Por isso, esse novo marco histórico de vendas é um feito muito representativo para todos nós da Mercedes-Benz”.

“Graças à atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da rede de concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão”, diz Jefferson Ferrarez. “O marco histórico de 15 mil caminhões customizados vendidos mostra a consolidação de mais essa solução de qualidade e confiabilidade que entregamos aos nossos clientes”.

Diversas customizações realizadas pelo CTC a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões. Além disso, devido ao grande sucesso do Pacote Robustez, hoje o CTC também está preparado para montá-lo em toda a linha de caminhões.

“Modificações muito específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTC”, informa Jefferson Ferrarez. “Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Com a customização, ouvimos cada uma das vozes de todos os clientes e entregamos o caminhão que ele necessita”.

Soluções do CTC

Actros Evolution “Estrela Delas”. Neste caso, o CTC configura o veículo da maneira que a cliente e o cliente quiserem. É o movimento A Voz Delas ganhando cada vez mais força, consolidando o posicionamento da Empresa como a que mais investe na inclusão e valorização das caminhoneiras e caminhoneiros.

Para o Actros Evolution “Estrela Delas” da linha 2025, novos itens foram adicionados ao caminhão. Entre as novidades incluem-se vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais. Vale citar ainda que os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, item essencial no mercado para motoristas.

Arocs 4051 8×4 madeireiro. Em seu portfólio 2025, a Mercedes-Benz está ampliando a linha de caminhões extrapesados off-road, com o lançamento do Arocs 4051 8×4 para o setor madeireiro. Este é um veículo plataforma, que será entregue sob demanda, a partir do trabalho do CTC, ampliando assim o leque de aplicações da linha Arocs no segmento off-road. O Arocs 4051 é o sucessor do Axor madeireiro. Ele sai de fábrica totalmente customizado para a versão 8×4, podendo ser equipado com escape vertical, kits de proteção e uma grande novidade: cabina leito para as operações de longas distâncias dos clientes.

Atego 1719 Full Air. A Mercedes-Benz também acaba de lançar o Atego 1719 Full Air. O destaque desse semipesado é a suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Isso torna esse caminhão ideal para o transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificultam a distribuição dessas cargas.

Kit canavieiro, kit madeireiro e kit construção civil. Customizações para caminhões vocacionais.

Pacote robustez. Solução disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz. Contempla o parachoque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão.

Kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner. Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, a smart machine Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção semiautônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Este modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.

Arocs 8×4 para mineração. Caixa de proteção da chave geral com fechadura, indicador de torque das porcas das rodas, Giroflex com luz giratória, suporte da válvula de basculamento, limpador de para-brisa na posição vertical, proteção da tampa do tanque de combustível e do ARLA 32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

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