BH indo de Mercedes
Montadora vende 480 ônibus para renovação de frota na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com modelos das linhas de chassis OF e O-500, essa expressiva venda reforça ainda mais a predominância da marca Mercedes-Benz no sistema de transporte coletivo urbano local
A Mercedes-Benz reforça, de forma destacada, a predominância da marca no sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em Minas Gerais. Juntamente com o concessionário Minasmáquinas, a montadora realizou a venda de 480 chassis de ônibus, entre modelos das linhas OF e O-500, que serão distribuídos para 30 empresas dos sete consórcios que operam na região. Isso representa 80% do total de 600 novos ônibus adquiridos para renovação da frota.
A aquisição desses 600 ônibus é resultado de um acordo assinado pelo Governo de Minas Gerais, no dia 2 de setembro deste ano, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, e intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, da Controladoria-Geral do Estado e da Advocacia-Geral do Estado, junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais. O acordo também contou com a participação ativa do Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano).
O documento assinado prevê ainda que as empresas concessionárias da RMBH completarão o processo de renovação com a aquisição de mais 250 ônibus em 2025.
“Os chassis de ônibus estão sendo enviados de forma programada para as encarroçadoras. Nossa expectativa é receber uma média de 150 ônibus por mês já a partir de dezembro”, afirma Rubens Lessa Carvalho, presidente do Sintram. “Essas 600 unidades representam uma renovação de 25% da frota atual de 2,4 mil ônibus da RMBH. Com isso, podemos melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público”.
As empresas associadas ao Sintram operam 640 linhas em 34 municípios da RMBH. Transportam, em média, 570 mil passageiros por dia.
“A Mercedes-Benz faz parte da nossa história, é uma marca forte e com presença destacada na Região Metropolitana e no Estado de Minas Gerais como um todo”, diz Rubens Lessa Carvalho. “Um parceiro confiável, que novamente vem evoluir com a gente nessa renovação de frota. Aliás, a Mercedes-Benz e a Minasmáquinas nos oferecem um suporte sempre disponível, assegurando uma boa manutenção e as peças de reposição necessárias, porque nossos ônibus precisam estar sempre operando. Temos metas a alcançar e contratos a cumprir. Além disso, temos um canal de atendimento com o concessionário e com a fábrica, o que reforça nosso relacionamento e parceria”.
“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de novamente ver nossa marca presente na renovação de frota de uma região metropolitana tão importante e referência pelo expressivo volume de passageiros. Mercado, aliás, onde temos grande participação em vendas e market share”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“No compromisso das operadoras pela oferta de um serviço cada vez melhor para a população, nossos ônibus se destacam pelo conforto e segurança. Além disso, asseguram baixo custo operacional, contribuindo para a rentabilidade das empresas de ônibus”, conclui Walter Barbosa.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br