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FH 30 anos

Caminhão da Volvo completa três décadas de Brasil como o mais vendido do país entre todas as categorias. Para celebrar a data, montadora apresenta em seu estande a “Série Especial FH 30 anos”, exclusiva para o país

A Fenatran 2024 é o palco da comemoração das três décadas de inovação iniciadas pelo caminhão Volvo FH, um verdadeiro ícone mundial da tecnologia no transporte. Com 200 mil unidades entregues desde que aportou no Brasil, o modelo vem introduzindo novidades disruptivas e transformou-se num fenômeno das estradas. Para celebrar, a Volvo apresenta em seu estande a “Série Especial FH 30 anos”, exclusiva para o país.

“O FH é objeto de desejo de milhares de transportadores em todo o mundo, por conta da alta produtividade, grande segurança e baixo consumo de combustível. É um produto tão avançado que, mesmo aos 30 anos, segue à frente na introdução de novas tecnologias que multiplicam a produtividade em qualquer operação de transporte”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, ao lembrar que o FH é também o caminhão mais vendido do país há muitos anos, entre todas as categorias e marcas.

Destaque da Volvo na Fenatran 2024, a Série Especial FH 30 anos é limitada a 30 unidades na configuração 6×2 com motor de 500 cv, e a 30 exemplares do 6×4 com motorização 540 cv, totalizando 60 veículos.

“É um caminhão único. O mais completo já produzido pela Volvo no país”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Repleto de itens exclusivos de segurança e conforto, é pintado na cor metálica “vermelho Série Especial FH 30 anos”, exclusiva desta edição. Imponente, ganhou muitos detalhes, equipamentos e uma aparência luxuosa e esportiva.

Além do visual único, as unidades da Série Especial FH 30 anos trazem todas as novidades do recém-lançado modelo 2025. Os novos Retrovisores por Câmeras têm lentes modernas e sofisticadas para uma visão ampla e nítida, alcançando uma área muito maior em torno do caminhão do que os espelhos tradicionais. Entre os recursos de inteligência artificial, destacam-se a nova geração do sistema I-See que, além da topografia da estrada, agora antecipa curvas e rotatórias, trazendo mais previsibilidade para o condutor e economia de combustível. A nova tecnologia de Leitura de Placas reconhece a sinalização da rodovia e alerta o condutor, aumentando a segurança.

Linha do tempo

Em 30 anos, foram muitos os avanços que o Volvo FH introduziu nas estradas do Brasil e do mundo:

1994 – Eletrônica embarcada – logo que chegou ao País, ainda importado da Suécia, o modelo destoava de tudo que havia nas estradas. O motor eletrônico era considerado um grande enigma pelos mecânicos. Mas a grande eficiência do sistema, com ganhos em consumo de combustível e manutenção reduzida, mostrou que a eletrônica era um caminho sem volta. Outro destaque era a modernidade da cabine, desenhada a partir de estudos ergonômicos, com conforto e segurança incomparáveis para a época. Freios ABS eram oferecidos pela primeira vez em caminhões no Brasil.

1998 – Fabricado no Brasil – com a grande aceitação do modelo, a Volvo passou a fabricar o FH no país. O FH “Made in Brazil” trouxe novidades no interior da cabine, que ficava ainda mais confortável. O modelo passou a contar com o inovador Front Underun Protection System (FUPS), um dispositivo que salva vidas ao evitar que veículos pequenos entrem embaixo do caminhão em colisões frontais. Outra inovação foi a introdução do Air Bag, como item opcional.

1999 – Uma nova geração – nesse ano foram introduzidas diversas melhorias na cabine e na eletrônica embarcada. O novo motor D12C tinha potências de 380 cv e 420 cv. O painel trazia um avançado computador de bordo. Cálculos como médias de consumo, instantâneo e por viagem eram facilmente acessados. Mais que isso: um dispositivo chamado Trip Manager permitia a conexão aos computadores das transportadoras. Essa conectividade, até então inédita, permitia baixar os dados para análises e treinamento de motoristas.

2003 – I-Shift – a geração seguinte do FH trouxe um novo conjunto ótico, mais longilíneo e eficiente. O interior foi totalmente remodelado, com um novo painel de instrumentos, novos bancos e novas camas. A potência chegava aos 460 cv, um recorde para a época. Mas a maior evolução mecânica era a transmissão eletrônica I-Shift, que dispensava o pedal de embreagem e realizava as trocas de marcha sozinha, sem interferência do motorista. A nova caixa logo mostrou que era incomparável em economia de combustível e conforto ao motorista.

2006 – Total Performance – um novo motor D13A elevou as potências até 520 cv. Destaque também para o freio motor Volvo Engine Brake (VEB), que com 500 cv ajudava a controlar a velocidade em declives com total segurança, sem adicionar peso ao veículo como em modelos de outras marcas. Uma nova geração da transmissão I-Shift para 60 t permitiu ganhos de produtividade, economia e conforto.

2010 – Segurança incomparável – a segurança sempre foi destaque no Volvo FH. E a geração introduzida em 2010 excedeu todos os limites da época. Era a primeira vez que um caminhão oferecia sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP), monitoramento de faixa de rodagem (LKS) piloto automático inteligente com frenagem de emergência (ACC2), freios eletrônicos (EBS), sensor de ponto cego (LCS) e bafômetro inibidor de partida (Alcolock).

2012 – Geração Euro 5 – atendendo à nova legislação de emissões, em 2012 o FH ganhou novos motores D13C Euro 5. Os veículos passaram a ser equipados com sistema SCR, que realiza tratamento de gases no sistema de escapamento a partir de um catalisador especial e do aditivo Arla 32. A mudança trouxe novas opções de potência, chegando a 540 cv. O Volvo FH passava a ter opção do sistema Dynafleet de conectividade, com localização via GPS e transmissão de dados por GSM.

2015 – Nova Cabine e I-See – com espaço ampliado (1 m³ maior) e o interior totalmente reformulado, o FH ficou ainda mais centrado no motorista, com conforto e segurança excepcionais. Externamente o modelo ganhou traços mais modernos e aerodinâmicos. Mas a grande evolução dessa geração foi a alta conectividade embarcada. Todos os veículos passaram a sair de fábrica preparados para a ativação do serviço. Outra inovação foi o I-See, tecnologia que utiliza a conectividade para fazer a geolocalização do veículo e programar trocas de marcha de acordo com a estrada e a topografia.

2019 – Aceleração Inteligente – novos algoritmos desenvolvidos pela engenharia da Volvo passaram a ser capazes de identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultraprecisa para reduzir o consumo. Testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de aplicação, carga e estrada.

2021 – Cada vez mais digitais – um novo conjunto ótico e uma nova grade frontal revigoraram o design do modelo. Veículos passaram a ter a opção de novos faróis de LED com sistema antiofuscamento que se adapta automaticamente ao tráfego de veículos, aumentando a segurança. O painel de instrumentos passou a ser totalmente digital, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista. Freios eletrônicos EBS5 e piloto automático de descida aumentaram ainda mais a segurança ativa do Volvo FH. Introdução do Volvo Connect, ecossistema digital de dados dos veículos para uma gestão de frota refinada.

2023 – Euro 6 – os modelos 2023 chegaram com mais desempenho, economia e redução na emissão de gases poluentes, em linha com a nova regulamentação Euro 6. Com as inovações, o consumo de combustível ficou até 8% menor. O novo motor D13K trouxe componentes mais robustos; sistema Common Rail dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão Wave, que garante queima mais rápida e eficiente do diesel e maior rendimento energético. A 7ª geração do câmbio I-Shift recebeu aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas.

2025 – Inteligência artificial aprimorada – melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente, incorporou, além de subidas e descidas, informações sobre curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem. Novos Retrovisores por Câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com indicações em tempo real ao motorista e aos gestores de frota.

Bruno Castilho

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