De colecionador
Scania 770 S V8, o único na América Latina, entra para a coleção da Rodojunior. Inspirado na série Frost Edition, extrapesado mais potente do Brasil conta com pintura totalmente personalizada. Coleção da empresa agora possui 11 caminhões Scania e Volvo
Referência nacional no transporte rodoviário de cargas nacional e reconhecida pelo cuidado com a frota de caminhões, a Rodojunior Transportes e Logística, empresa com sede em Rio Verde (Goiás) e mais de 20 anos de história no setor, agora também será conhecida como proprietária de uma verdadeira exclusividade. Trata-se de um Scania 770 S V8 6×4, o primeiro da América Latina, inspirado na icônica série especial Frost Edition, comercializada recentemente na Europa.
“Eu como apaixonado por caminhão e também pelos motores V8 não poderia deixar de ter um 770 na coleção. Quando vi essa edição apaixonei pelas cores, ainda mais sendo o tom do azul que usamos muito nos caminhões da frota”, explica Eliseu Marques Junior, proprietário da empresa.
A coleção que o empresário se refere conta ainda com outros 10 caminhões das marcas Scania e Volvo, sendo, LK 140 1976, L 111S 1980, 142ES 1988, 112 HW 1991 série Jubileum, 143 1995 Topline, R 620 v8 2018, NL 340 Power 1992 (1º caminhão da empresa), NH 420 2002, FH 80 anos 2007 e FH 25 anos 2018. Todos os veículos ficam reunidos em um espaço especialmente pensado para receber os amigos, clientes e fornecedores.
Segundo Junior, a coleção ainda não está completa. “Era pra ter parado já, mas acaba sendo um vício. Vamos ter mais um integrante que será comprado na Fenatran, uma série especial também”, releva.
A personalização
Desde a criação de artes para vetores de pintura, tapeçaria, emblemas, elaboração e teste das cores, passando pela projeção do grafismo e finalização da pintura, até o acabamento final e montagem dos acessórios, o primeiro Scania 770 S V8 Frost Edition do continente é resultado de pouco mais de 90 dias de trabalho da Politrix, empresa paulista especializada em pinturas automotivas especiais.
Ao contrário do que se imagina, o extrapesado exclusivo não possui adesivo. De ponta a ponta foi totalmente pintado e personalizado. Segundo João Marcos Muller, proprietário da empresa de customização e responsável pelo trabalho, três tons de azul foram utilizados em todo o processo de pintura, além da aplicação de um pérola azul translúcido.
Ainda segundo João Marcos, um dos principais desafios do projeto foi o grafismo da pintura e o mosaico que compõe o 770 em ambas as laterais do caminhão, desde o para-choque dianteiro, passando pelas portas e chegando as saias laterais. “Após pintado e envernizado lixamos e aplicamos verniz por mais duas vezes para que o a arte grafismo se nivela se com a pintura do veículo”, diz.
Ainda conforme João Marcos, todos os processos foram feitos do zero, uma vez que não havia dimensões, medidas e vetores disponíveis. A personalização do Scania 770 S V8 incluiu colunas em black piano, rodas e cubos personalizados, e todo o interior com acabamento em couro em dois tons combinado com costuras em diamante e linhas azul, garantindo assim maior fidelidade ao projeto.
“Foi um desafio e um prazer enorme executar este projeto especialmente em um V8, talvez o único no mundo em pintura e também por atender pela primeira vez um cliente externo e grande empresário referência no setor de transporte, Eliseu Marques Junior, conhecido e elogiado pela sua bela frota e sua bela coleção que agora conta com a única edição Frost Edition do Brasil”, destaca.
Scania 770 S V8
Considerado um dos caminhões rodoviários mais potentes do mundo, o Scania 770 S V8 6×4 conta com um motor 16 litros, 8 cilindros em V, 770 cavalos de potência e impressionantes 3.700 Nm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de 12 velocidades. Destaca-se ainda a presença da cabine S Highline, a maior ofertada pela marca atualmente.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br