Lar vai de Volvo
4 min readLar Cooperativa amplia e renova frota com 80 caminhões Volvo. Com o negócio, a cooperativa chegará a 473 veículos da montadora, o equivalente a 96% de sua frota
A Lar Cooperativa Agroindustrial, de Medianeira (Paraná), adquiriu mais um lote de 80 caminhões Volvo, dos modelos FH e VM. Com o negócio, a cooperativa chegará a 473 veículos da marca, o equivalente a 96% de sua frota.
Os novos caminhões FH serão utilizados no transporte de cargas pesadas e de longa distância, enquanto os VM serão direcionados para operações regionais. Implementados com semirreboques graneleiros, os FHs transportarão grãos, farelo e fertilizantes, e os VMs carregarão ração em silos de alumínio e aves em carrocerias.
“Optamos pela renovação e ampliação com caminhões Volvo para dar prosseguimento à nossa política contínua de modernização da frota, sempre buscando maximizar os benefícios operacionais”, afirma Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar. Ele lembra que os novos ‘brutos’ são equipados com tecnologias que otimizam o consumo de combustível e com sistemas de segurança aprimorados, aumentando a proteção dos motoristas e das cargas.
“Também oferecem maior conforto aos condutores, o que resulta em aumento da produtividade. Além disso, os modelos são melhores em emissões e energeticamente mais eficientes, auxiliando para termos uma frota mais sustentável”, explica Jackson Motta, gerente de logística da Lar. Outro fator que a cooperativa levou em consideração foi a confiabilidade dos caminhões e o suporte oferecido pela marca e sua rede de concessionárias. Os veículos foram comercializados pela Nórdica, concessionária Volvo no Paraná.
Os VMs farão rotas no Oeste paranaense, entre as indústrias de rações e as propriedades rurais dos produtores integrados ao sistema da cooperativa. Outro trajeto sai dessas localidades e vai até as indústrias de abate de aves da Lar, em um raio médio de até 200 quilômetros. A distância mensal no transporte de rações alcança cerca de 18 mil quilômetros e cerca de 10 mil quilômetros na aplicação de aves vivas. Já os FHs rodarão transporte de mercadorias agrícolas do Mato Grosso do Sul para o Oeste do Paraná, e também para os principais portos, com destino à exportação. Eles percorrem aproximadamente 11 mil quilômetros por mês, com uma média de 1,3 mil quilômetros por viagem.
A Lar tem um longo histórico de relacionamento com a Volvo. Os veículos da marca têm participado ativamente do crescimento do volume de transporte da cooperativa ao longo dos últimos anos. Além disso, a marca tem dado apoio para aumentar ainda mais a produtividade da frota, por meio dos Planos de Serviço Volvo.
“Esse novo lote de 80 veículos conta com contrato para manutenções que garantem alta disponibilidade dos caminhões, um fator importante no negócio da Lar. Veículos com essa cobertura têm prioridade de atendimento na Nórdica ou em qualquer concessionária Volvo”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
“Ter caminhões Volvo na frota é um elemento estratégico da logística da Lar. Eles contribuem para mantermos a competitividade e a eficiência da cooperativa no mercado”, destaca Motta. Ele observa que os caminhões têm tido um bom consumo de combustível. Esse rendimento reflete na capacidade de transportar cargas pesadas em longas distâncias com menor necessidade de paradas para manutenção, o que contribui para uma operação mais eficiente e econômica. “Para a logística pecuária, em que a operação é severa, a robustez dos caminhões nos beneficia”, diz.
Gigante do agro
Transportando mais de 516 mil toneladas por mês, a frota da Lar é uma aliada na produtividade da cooperativa. Gigante do agro brasileiro sediada na cidade paranaense de Medianeira, a Lar tem receita de R$ 21,8 bilhões (2023), cerca de 14 mil associados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e mais de 23 mil funcionários espalhados por suas dezenas de unidades e instalações. Ela produz cortes de frango, chegando a abater 1,1 milhão de aves por dia, e exporta para mais de 90 países das Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio.
Em conformidade com as práticas ESG, a cooperativa criou o Programa Prioridade Ambiental Lar como estratégia para identificar oportunidades e adotar práticas que visam promover a consciência e a responsabilidade ambiental, atuando em seus processos e em conjunto com a sociedade. O programa define indicadores com metas anuais para o desenvolvimento sustentável das atividades alinhadas à estratégia da empresa.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br