16 de setembro de 2024

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Transporte ‘solar’

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Avanço da energia solar no Brasil impulsiona os negócios da Multilog no Nordeste. No primeiro semestre, foram realizadas 1.351 viagens para transporte de painéis solares, além de outras operações de logística integrada para atender grandes empresas de geração e projetos de infraestrutura

O crescimento da geração de energia solar no Brasil tem contribuído para impulsionar as operações de logística. A Multilog, uma das principais empresas de logística integrada do país, vem registrando aumentos consecutivos e expressivos em suas movimentações de equipamentos solares, acima de dois dígitos percentuais a cada ano.

Apenas no primeiro semestre de 2024, a Multilog Nordeste realizou 1.351 viagens para transporte de painéis solares, com operações realizadas em diferentes portos, e que movimentaram R$ 26 milhões em receitas. Até o mês de junho, esta operação respondeu por um significativo percentual do faturamento total da unidade, evidenciando a importância estratégica do segmento para a companhia.

Os equipamentos são destinados a diversos empreendimentos, de grandes empresas de geração de energia e projetos de infraestrutura, que demandam soluções logísticas robustas e eficientes para a importação e transporte.

“Temos registrado, a cada ano, um aumento expressivo na movimentação logística voltada ao setor de energia fotovoltaica. A dimensão desta atividade demonstra a robustez das operações e a capacidade da Multilog em lidar com grandes volumes e as especificidades deste tipo de carga”, afirma Murillo Mello, diretor regional Nordeste da Multilog.

Placas solares transportadas pela Multilog

A atuação engloba desde o transporte, armazenagem e movimentação de carga, até a gestão da cadeia, com a desova de containers e os serviços de crossdocking. E inclui não apenas os painéis solares, mas a logística dos inversores – essenciais para a conversão da energia gerada –, e dos componentes dos trackers, que maximizam a eficiência dos sistemas fotovoltaicos e são críticos para o desempenho otimizado dos equipamentos de energia solar.

As operações envolvendo a importação e transporte de equipamentos de energia solar pela Multilog se iniciaram ainda em 2015, expandindo-se fortemente nos últimos quatro anos. Em 2023, a empresa realizou 2.886 viagens de longa distância exclusivamente para transporte de painéis solares, sem incluir trackers. Em 2024, a expectativa é que o segundo semestre seja mais forte do que o primeiro, mantendo os volumes em alta.

A expertise da Multilog Nordeste em operações de logística para o setor de energia solar é um diferencial significativo que tem contribuído para o aumento da demanda por parte de empresas do segmento.

“Temos um profundo conhecimento dos processos logísticos necessários para o transporte de equipamentos para geração fotovoltaica, garantindo conformidade e eficiência”, observa Murillo Mello. “Além disso, a infraestrutura moderna e a capacidade de oferecer soluções logísticas integradas desde a origem até o destino final destacam a Multilog Nordeste como uma parceira estratégica para os players do setor.”

Fazenda solar

Contando com uma frota própria e de parceiros, a Multilog realiza o transporte das cargas do porto ao terminal da Multilog e, posteriormente, até o cliente. “Nossa infraestrutura moderna e especializada garante a movimentação segura dos componentes. Utilizamos também as nossas instalações para a armazenagem, assegurando que os equipamentos sejam mantidos em condições ideais”, explica o diretor regional da Multilog ao destacar que o investimento contínuo em infraestrutura e tecnologia tem permitido à empresa garantir a eficiência e a segurança na movimentação dessas cargas, além da alta qualidade do serviço.

Multilog

A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidadora de operações logísticas no País. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e dois portos secos. Possui dois escritórios corporativos e 35 unidades com 2,2 milhões m² de áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech.

Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo. Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina, atingindo o faturamento de R$ 1 bilhão.

Em 2023, em novo ciclo de crescimento, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (Santa Catarina), o Armazém Geral Químico de Itajaí, também em Santa Catarina, e o novo Polo de Saúde de Alphaville (São Paulo).

Bruno Castilho

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