Transportando submarino
4 min readApós cruzar rios e estradas, o submarino U17 chegou ao seu destino – o Museu de Tecnologia de Sinsheim, na Alemanha. Carga pesava 350 toneladas, 50 metros de comprimento e mais de quatro metros e meio de largura
O submarino U17 chegou em segurança ao seu destino. No entanto, o U17, que pesa cerca de 350 toneladas, não atracou num cais algum no Mar do Norte ou no Mar Báltico, nem chegou ao seu destino em Sinsheim, Alemanha, por via marítima – em vez disso, completou a etapa final da sua última viagem em um reboque plataforma com 30 eixos, puxado por um MAN TGX 41.680. O destino desta espetacular operação foi o Museu de Tecnologia de Sinsheim, onde o submarino, desativado pela Marinha Alemã em 2010, em breve se tornará um ímã para o público.
Há mais de um ano, em abril de 2023, o U17 deixou Kiel, cidade ao norte da Alemanha. Ele atravessou o Canal de Kiel e depois o Mar do Norte em direção a Hoek van Holland, na Holanda. E através do rio Reno, o comboio viajou de Dordrecht via Nijmegen até Duisburg. Depois de outra parada em Colônia, o U17 passou por Bonn e Mainz, antes de chegar ao porto de Speyer, em maio de 2023. De lá, foi transportado por estrada até o Museu de Tecnologia Speyer, Alemanha, onde permaneceu por mais de um ano.
Em 30 de junho deste ano, o submarino partiu novamente, primeiro por estrada do Museu de Tecnologia de Speyer até o Reno. Lá, o U17 foi carregado em um pontão fluvial para ser transportado primeiro através do Reno para Mannheim e depois através do Neckar para Haßmersheim. Esta parte da jornada terminou em 9 de julho. Em seguida, voltou à estrada e através do norte de Baden-Württemberg até seu destino em Sinsheim.
A Kübler Schwer Transporte, de Michelfeld, foi o responsável pela última jornada do U17. A empresa opera mundialmente como prestadora de serviços logísticos no setor de mercadorias pesadas e, portanto, está muito familiarizada com desafios de todos os tipos.
E é um cliente MAN de longa data. “Confiamos na MAN porque ficamos impressionados com a confiabilidade dos veículos”, afirma Niclas Grimm, gestor de projetos na Kübler. “Para transportes especiais como este, tivemos um MAN TGX 41.680 convertido num 8×6.” Além de carregadeiras baixas e caminhões potentes, uma coisa em particular é indispensável para esses trabalhos: motoristas com muita experiência profissional e uma capacidade de concentração particularmente boa.
Frieder Saam estava ao volante do caminhão e conduziu o U17 em direção a Sinsheim. “Há muitos anos que conduzo veículos pesados de mercadorias”, diz ele. “E ainda é sempre algo especial, porque não existem dois empregos iguais. Também me orgulha poder dirigir transportes tão grandes”.
Os preparativos para um transporte pesado começam muito antes da primeira partida da carga: são exploradas possíveis rotas, são feitos acordos com as autoridades e a polícia. Cada passeio é feito sob medida. No caso do transporte do U17, o planejamento começou há cinco anos e vários profissionais da Kübler estiveram envolvidas – incluindo o motorista Saam, que acompanhou desde o início.
Dispositivo giratório especial para o submarino
Além do peso do U17, as dimensões do submarino também tornaram o transporte uma aventura: o colosso de aço tem quase 50 metros de comprimento e mais de quatro metros e meio de largura. Tanto na água quanto durante a viagem na estrada, ele teve que ser girado repetidamente em 73 graus – caso contrário, o caminhão com sua carga volumosa não teria conseguido passar por cruzamentos de ferrovias ou passar por baixo de várias pontes. A façanha foi possível graças a um dispositivo giratório feito especialmente para a última jornada do transporte. A carga gigante foi colocada sobre uma linha de 30 eixos.
A equipe manobrou o transporte pesado de 90 metros de comprimento e 10 metros de altura (total) não apenas sob pontes profundas, mas também pelas ruas mais estreitas da pitoresca região de Kraichgau.
Um dos momentos mais complicados foi virar o barco várias vezes no pontão. A tripulação não só teve que manter o U17 equilibrado na água, mas também no pontão. Outro desafio particular foi navegar fora do pontão em Haßmersheim quando o submarino desembarcou novamente: Isto envolveu o reequilíbrio constante para compensar a mudança de carga.
“Só podemos dominar esse tipo de transporte em equipe”, diz o gerente de projeto Nicas Grimm. “Como estamos no ramo há muitos anos, nossos funcionários em todo o mundo puderam adquirir experiência com todos os tipos de desafios. É claro que agora estamos nos beneficiando disso – e também estamos extremamente orgulhosos de que o Museu de Tecnologia Sinsheim nos confiou este projeto complexo”, concluiu.
U17
O U17 foi usado pela Alemanha durante quase 40 anos. Ele entrou em operação na Marinha Alemã em 1973, e ficou em serviço até 2010.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br