19 de julho de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Timbro investindo

3 min read

Novo Centro Automotivo Timbro conta com área alfandegada e pode receber até 30% do volume de veículos importados pelo Espírito Santo. Unidade localizada em Cariacica  recebeu investimentos de R$ 25 milhões e oferece infraestrutura para importação de carros elétricos e híbridos

Com investimentos de R$ 25 milhões, a Timbro, plataforma de negócios e comércio internacional, inaugurou o Centro Automotivo Timbro, em Cariacica (Espírito Santo). Tendo como destaque a inovação tecnológica e uma moderna infraestrutura, o espaço, dividido entre área alfandegada e armazém geral, tem capacidade para receber até 12 mil automóveis simultaneamente. O objetivo é armazenar 30% do volume importado no estado do Espírito Santo no primeiro ano de operação.

O Centro Automotivo gerou 125 empregos (diretos e indiretos) e conta com área de 250.000 m², espaço que ajuda a otimizar a logística de distribuição e armazenamento de veículos. O terreno possui ainda área de reserva técnica de mais 100.000 m² para futuras expansões.

“O movimento de veículos nos quatro primeiros meses de 2024 é o maior da história do Espírito Santo, superando o movimento de 1995. Historicamente, o estado sempre representou em média 35% do volume de importação de carros. Porém, somente no primeiro quadrimestre, a participação passou para 56% do volume de importação de carros no Brasil. Este aumento faz parte da transição energética em curso no setor automotivo mundial”, afirma Bruno Russo, sócio-fundador da Timbro.

“A missão da Timbro é se tornar o maior 5PL (logística de quinta parte) para a indústria automobilística nos próximos cinco anos e contribuir para o desenvolvimento de novos projetos na área”, complementa Russo.

Uma inovação importante do espaço é o Timbro Auto Control (sistema de rastreamento inteligente), no qual cada veículo será rastreado por um sistema que oferece visibilidade para os clientes, com monitoramento em tempo real, garantindo maior segurança e eficiência na movimentação dos automóveis.

 Por sua vez, o pátio utilizará painéis solares para gerar energia elétrica na área do PDI (Pre-Delivery Inspection), espaço destinado para adequação às normas brasileiras e serviços de vistoria e reparos. A área de inspeção tem estações de carregamento para veículos elétricos, fator que colabora com as metas de descarbonização.

Outro diferencial da unidade é a estrutura para processos industriais e finalização de industrializações, atendendo assim demandas específicas das empresas ou ainda processos de recall.

A movimentação dos automóveis no novo terminal será feita pela empresa Zilli Armazéns Gerais, que também foi parceira estratégica na implantação do projeto.

Modernidade e parcerias

A inauguração do Centro Automotivo Timbro reforça a presença da companhia como player importante na área de logística automotiva. “O objetivo é atuar como uma parceira para gerenciar os materiais, transportes, processos logísticos e planejamento de produção automotiva. Seria uma atuação expandida no supply chain de montadoras”, explica Vagner Bechara, diretor comercial automotivo da Timbro.

Timbro

Há 14 anos no mercado, a Timbro é uma plataforma de negócios internacionais que simplifica o complexo, trazendo soluções ideais para seus clientes e parceiros – seja na comercialização de commodities dentro e fora do Brasil, na importação de itens diversos para terceiros por encomenda ou conta e ordem, na distribuição de produtos e em serviços financeiros em comércio exterior. Com escritórios distribuídos pelo Brasil e países do exterior, a empresa conta com mais de 380 colaboradores.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Deixe um comentário

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br