25 de junho de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Ampliando horizontes

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes. Empresa, que possui frota própria e terceirizada, fechou cinco novos contratos neste primeiro trimestre, fortalecendo a integração de suas operações portuárias e logísticas; Companhia também terá novo sistema de gestão de transportes (TMS)

 A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, do porto ao e-commerce. Somente neste ano, foram fechados cinco novos contratos com clientes que atuam em segmentos estratégicos de mercado, como automotivo, químico, farmacêutico e varejo, e que também são atendidos em outros ativos da companhia, como o Tecon Santos e os Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias Santos e Guarujá), no Porto de Santos, e o Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo.

 Com frota própria e terceirizada, a empresa está investindo na atualização da tecnologia de sua plataforma sistêmica de gestão de transporte, visando maior visibilidade, controle e eficiência de suas operações – desde o planejamento de viagens, programação de carga, acompanhamento em tempo real até a prestação de contas aos clientes. O novo TMS (Transportation Management System) tem aporte de R$ 1,5 milhão e previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre.

Além disso, desde o ano passado o Centro de Distribuição (CD) conta com uma nova plataforma de gestão (WMS – Warehouse Management System). Foram investidos R$ 7,4 milhões na Santos Brasil Logística no quarto trimestre de 2023, principalmente em projetos de tecnologia e sistemas, incluindo o WMS do CD e melhorias na rede wireless e de dados.

Segundo o diretor de logística da Santos Brasil, Alfredo Nunes, os investimentos também passam pela contratação e treinamento de pessoal. “Estamos sofisticando nossas operações de transportes e toda prestação de serviços de logística integrada e operações 3PL (Third-Party Logistics), garantindo eficiência, segurança, produtividade e melhor gestão de processos aos nossos clientes, com a oferta de um serviço premium e personalizado, que é a marca da companhia”.

Logística integrada

A Santos Brasil, que opera o Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América Latina, possui Centros de Distribuição estrategicamente localizados em São Bernardo do Campo (São Paulo). É a única empresa com recintos aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, os Clias Santos e Guarujá, promovendo sinergia e facilitando a operação dos clientes.

A empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics) e é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o país.

Responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. É a única prestadora de serviços portuários do país com logística integrada do porto ao e-commerce.

A companhia atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA).

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br