27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Indo de LED

Caminhões equipados com tecnologia LED são cada vez mais vistos nas estradas brasileiras. Essa abordagem garante uma notável atenção do público, atingindo impressionantes 96% de visibilidade no local, afirma especialista. Além disso, abrem novas oportunidades de receita para motoristas

Caminhões equipados com tecnologia LED estão cada vez mais presentes nas estradas brasileiras. Eles trazem mensagens, imagens e anúncios, e com sua abordagem diferenciada chamam a atenção, revelando-se altamente eficiente para a divulgação de serviços e até para a promoção de produtos. Além disso, essa estratégia tem oportunizado aos motoristas uma renda extra no final do mês.

Segundo Danniel Xavier, CEO da LED Expert, startup especializada no segmento de painéis de LED em alta resolução, esses produtos são integrados de maneira modular e customizável na carroceria do caminhão, podendo ser instalados em um reboque, com montagem e desmontagem fácil e rápida. Por estarem posicionadas nos três lados do veículo, proporcionam uma visibilidade praticamente completa de 360 graus, podendo ser vistas de todos os ângulos.

“Ao equipar o caminhão com as telas LED, ele se destaca como ferramenta de alcance significativo, capturando a atenção das pessoas onde quer que esteja. Essa abordagem alcança impressionantes 96% de visibilidade quando implementada de forma estratégica”, destaca.

A história de Wainer Guilherme, CEO da Gold Divulgações, demonstra como a incorporação da tecnologia dos painéis de LED fez diferença em seu negócio. Ele já atuava no mercado da publicidade há nove anos, circulando com um truck pelas ruas de Salvador, Bahia, e um carro de som. Contudo, foi durante o carnaval que ele encontrou a inspiração para seu novo empreendimento. “Fui morar em Goiânia e, quando voltei para minha cidade natal, Salvador, vi um trio com painel de LED e pensei: por que não adaptar meu mini trio e investir nesse segmento?”

Durante suas pesquisas para reformular os negócios, conheceu Rafael Lima, sócio da LED Expert, e alguns meses depois, realizaram a instalação. Wainer lembra que isso foi durante o primeiro ano da pandemia, mas mesmo nessa época, os negócios começaram a dar resultado, como conta: “Estava tudo parado, os negócios em geral e os estabelecimentos. Depois de adaptar meu mini trio, fui o primeiro carro de som a voltar a trabalhar, pois tínhamos áudio e, agora, vídeo. Assim começamos a rodar imagens nos telões explicando como se prevenir da Covid.”

Mesmo com a economia em recesso, os painéis de LED agregaram valor ao seu trabalho, trazendo mais receita. “Conseguimos um aumento de 40% nos serviços devido à inovação e qualidade dos painéis de LED,” afirma.

Hoje, Wainer é uma referência nesse segmento em sua cidade. Ele relata: “Chegamos a viajar 500 km para atender clientes, e hoje a maioria não aceita mais o carro sem o painel de LED, pois traz muita eficiência para o trabalho de divulgação, e para os nossos serviços. Isso porque transmitimos um áudio visual que chama muito a atenção das pessoas. Atualmente, temos dois carros com painéis.” Ele conclui: “Não foi fácil, mas valeu muito à pena acreditar e investir na tecnologia de painéis de LED”.

Vantagens

E as pesquisas comprovam o impacto da tecnologia nas pessoas. De acordo com o estudo Insider OOH, para 64% dos entrevistados, os transportes, incluindo caminhões, são um dos principais “meios” onde são impactados pela mídia OOH. Essa categoria inclui publicidade em meios de transporte, como ônibus, metrôs, trens, táxis e outros veículos de locomoção pública. Considerando que os veículos circulam por ruas e estradas ao ar livre, as telas LED são projetadas para resistir a diversas condições climáticas, assegurando durabilidade. Fabricadas com materiais duráveis e resistentes, sua vida útil pode chegar até 40 mil horas.

“Isso resulta em menor necessidade de substituições precoces ou descarte, preservando o meio ambiente. Desta forma, como possui pouca necessidade de manutenção e reparos, reduz ainda mais o impacto ambiental,” diz Xavier.

Para o especialista, ao considerar a versatilidade e o impacto visual dos painéis LED em caminhões, fica evidente que essa abordagem proporciona um investimento interessante. Além de garantir uma ampla visibilidade, essa forma de publicidade oferece uma excelente relação entre custo e benefício, se tornando uma estratégia eficaz para aumentar o reconhecimento e a visibilidade de uma empresa ou produto.

Assim, para transformar essa renda “extra” em negócio, a startup disponibiliza seu know-how empreendedor e, por meio de suas unidades, oferece um programa de Customer Success (Sucesso do Cliente) chamado “Programa Empreenda com a LED”, que orienta clientes a fazerem desta comunicação um negócio bem-sucedido.

“O cliente recebe um plano personalizado, com cálculos de retorno de investimento, consumo energético e em quanto tempo haverá lucro, por exemplo. Após, são realizadas reuniões mensais para acompanhar a rentabilidade do painel e compartilhar as melhores estratégias para maximizar o faturamento, sempre considerando a escalada do negócio,” explica Daniel.

Para o especialista, a utilização de painéis de LED em caminhões também colabora para a disrupção na publicidade. “A tecnologia LED sobre rodas possibilita muita criatividade no campo da publicidade com campanhas inovadoras. Ao transmitir conteúdo dinâmico em tempo real, elementos interativos podem ser adicionados às campanhas, como códigos QR Code e promoções relâmpago, o que ajuda a engajar o público e obter resultados mais rápidos e eficientes para os anunciantes,” conclui.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br