Logística da Fórmula E
Uma década de velocidade e sustentabilidade: DHL continua a impulsionar a logística da categoria. Empresa tem fornecido suporte de logística sustentável desde o seu início em 2014
A etapa brasileira do 10º Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA acontece em 16 de março no Anhembi, em São Paulo. Será a segunda vez que a cidade sediará uma corrida desta categoria. A DHLentra no décimo ano de parceria com a Fórmula E, fornecendo soluções de logística sustentável para o campeonato.
A DHL utiliza logística multimodal, incluindo transporte marítimo, terrestre e aéreo para eficiência. Nas últimas três temporadas, a empresa também incorporou combustível sustentável tanto para o transporte terrestre quanto marítimo, resultando em uma redução de 1359 toneladas de emissões de gases de efeito estufa. Essa prática será continuada, com planos de introduzir soluções adicionais de logística sustentável na próxima temporada. Esta envolverá o transporte de cerca de 400 toneladas de carga por corrida, incluindo carros, baterias, unidades de carregamento, equipamentos de transmissão, além de materiais de marketing e hospitalidade.
“A DHL se orgulha de ser a força motriz por trás do transporte sustentável da carga da Fórmula E. Nosso compromisso em reduzir nossa pegada de carbono e a da Fórmula E, ao mesmo tempo em que garantimos a entrega suave de todos os elementos essenciais para essas corridas emocionantes, permanece inabalável. Juntos com a Fórmula E, estamos abrindo caminho para um futuro mais verde na logística do automobilismo”, diz Manuela Gianni, chefe de Motorsports na DHL Global Forwarding.
Desde 2014, a DHL tem trazido o Campeonato Mundial de automobilismo totalmente elétrico para cidades ao redor do mundo. Aproveitando seus 40 anos de experiência no automobilismo global, a DHL desempenhou um papel crucial na logística do campeonato, oferecendo aos fãs a oportunidade de desfrutar da emoção da Fórmula E enquanto promove a mensagem de sustentabilidade. O E-Prix de São Paulo de 2024 será a quarta corrida da temporada, que contará com 16 etapas em 12 cidades icônicas ao redor do mundo.
A plataforma “Together Green” da DHL e da Fórmula E, onde o amarelo da DHL e o azul da Fórmula E se unem para simbolizar um futuro mais ambientalmente sustentável.
Como pioneira em logística sustentável, o Grupo foi a primeira empresa do setor a estabelecer um objetivo mensurável de eficiência de carbono: melhorar a eficiência em 30% em relação aos níveis de 2007 até 2021.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br