20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Parceria blindada

Agrale escolhe a Allison para equipar novo chassi blindado para veículos de transporte de valores. A transmissão totalmente automática foi integrada ao novo chassi Agrale MA10 Automático, que foi projetado especificamente para veículos blindados

A Allison Transmission fornecerá transmissões da Série 2000 para os novos chassis da Agrale Argentina, que foram especialmente projetados para veículos blindados voltados para o transporte de valores.

O chassi Agrale MA10 Automático tem Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas, distância entre-eixos de 3.600 mm e permite a instalação de blindagem nível IV. O desenvolvimento deste novo chassi exigiu meses de trabalho local e a experiência da equipe de engenharia da montadora no mercado brasileiro para projetar um produto que atendesse não apenas às necessidades dos clientes argentinos e sul-americanos, mas também aos padrões de exportação.

“Até o momento, a maioria dos veículos blindados para essa aplicação eram montados sobre chassi de caminhão e não possuíam estrutura totalmente adequada para receber a carroceria. Algumas, apesar de serem destinadas a esse nicho, não atendiam a todas as especificações para garantir a máxima segurança no transporte de valores. A Agrale detectou essa necessidade no segmento de veículos blindados e desenvolveu um chassi especificamente para esta aplicação”, explica Ignacio Armendariz, gerente comercial e pós-venda da Agrale Argentina.

As transmissões Allison da Série 2000 são projetadas para caminhões comerciais e ônibus de médio porte com Peso Bruto Total (PBT) de até 15 toneladas. Com seis marchas à frente e uma à ré, seu conversor de torque entrega a potência do motor às rodas sem interrupção, o que possibilita maior aceleração e velocidade média no trânsito urbano. Também reduz as distrações durante a operação, eliminando a ação manual das trocas de marchas realizadas pelo motorista. A economia na sua manutenção é significativa, pois requer apenas trocas regulares de fluidos e filtros.

“A maioria dos chassis existentes no mercado (caminhões e ônibus) possui plataforma de condução avançada e, para adaptá-los ao transporte de valores, é necessário movê-la para trás para melhorar a distribuição de peso e evitar sobrecarga no eixo dianteiro”, disse Wiliam Menegotto, gerente de desenvolvimento de engenharia e operações, Agrale Argentina.

“No caso da Agrale, o chassi já foi projetado com essa nova configuração, pois um dos diferenciais dos modelos blindados é o excesso de peso que carregam. Portanto, o novo design reduz o tempo e os custos envolvidos na montagem da blindagem, além de permitir que o veículo atenda aos padrões exigidos no segmento”, disse Wilian

“A equipe Allison da América do Sul está muito orgulhosa deste novo lançamento, pois é o primeiro veículo produzido na Argentina para o segmento de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas a contar com transmissão Allison totalmente automática, atendendo assim à necessidade do mercado por este tipo de automação”, disse Leonardo Molina, diretor associado de Vendas Cone Sul, da Allison Transmission.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br