20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Solistica ‘sem parar’

Empresa lança nova unidade de oficina móvel para filiais do Nordeste. Unidade atenderá seis cidades com o objetivo de reduzir custos e otimizar o tempo de veículos parados em manutenção

A Solistica, grande operadora logística da América Latina com soluções 3PL, inaugurou sua segunda oficina móvel com o objetivo de prestar serviços de manutenção preventiva em veículos, diretamente nas filiais localizadas em Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. A iniciativa visa reduzir os custos associados à manutenção preventiva e diminuir os prazos de retorno dos veículos à operação logística.

A oficina móvel atenderá demandas específicas de intervenções em veículos de médias e pequenas complexidades, abrangendo semi-reboques, veículos leves, pesados e extra pesados. Para isso, o projeto foi equipado com ferramentas de última geração utilizadas em rotinas de manutenção, incluindo itens essenciais para borracharias, mecânica, elétrica e suspensões de veículos.

Para Albert Barros, gerente geral de frotas, da Solistica, a solução se destaca pela autonomia e alta performance. “A nossa estratégia demonstra o compromisso da Solistica em otimizar nossas operações, além de oferecer soluções eficientes e econômicas aos nossos parceiros em toda a região. A oficina pode ser conectada à rede elétrica em filiais com fontes de energia ou acionar seu próprio gerador de 15 Kva em locais desprovidos, assegurando independência e eficiência em qualquer cenário”, explica.

Entre os equipamentos notáveis estão caixas de ferramentas completas, bancada, esmeril, rampa de acesso, guindaste, compressor, prensa hidráulica, macacos hidráulicos, carrinho de peças de reposição, cavaletes, rede pneumática e elétrica, proporcionando uma gama completa de recursos para intervenções precisas e seguras que otimizam o tempo de manutenção.

No desenvolvimento do projeto, participaram 10 profissionais internos e fornecedores externos especializados. Para as operações de atendimento, foram contratados dois colaboradores dedicados, que atuarão conforme a agenda de manutenções preventivas em filiais estratégicas. Esta ação visa reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência das preventivas e diminuir os prazos de retorno dos veículos à operação.

O projeto tem como meta atender seis filiais, totalizando cerca de 60 veículos de distribuição. Estima-se a realização de intervenções em aproximadamente 250 carretas, abrangendo pequenos reparos e garantindo a segurança nas viagens. A oficina móvel percorrerá cerca de 5.000 km entre as filiais, além de atender veículos de passagem nas rotas para o Nordeste, proporcionando um serviço ágil e eficiente.

 Além das duas oficinas móveis, atualmente, a Solistica ainda conta com oficinas internas com estruturas projetadas para oferecer manutenções com alto padrão de atendimento. A equipe, composta por 55 colaboradores internos e 38 funcionários terceirizados em filiais estratégicas, garante rapidez nas intervenções e uma maior disponibilidade dos veículos. O uso do Protheus como ferramenta de controle confere maior auditabilidade aos processos, seguindo as melhores práticas do mercado.

Olhando para o futuro, a Solistica tem planos ambiciosos de expansão. Além das duas oficinas móveis já em operação, há a previsão de implementação de mais duas unidades de menor porte em Goiânia e Belém. “Essa expansão reforça o nosso engajamento em oferecer serviços de qualidade em diversas regiões do país”, finaliza Barros.

Solistica

A Solistica é um operador logístico integral da América Latina com soluções 3PL. Presente com forte atuação no Brasil, Colômbia, México e no Centro Latino, oferecem segurança, inovação e flexibilidade nos atendimentos aos mais de 4 mil clientes para toda a cadeia de abastecimento através de Armazenamento, Transporte e Distribuição FTL e LTL, Soluções Multimodal, Serviços de Valor Agregado, Manutenção Veicular e Logística Internacional. A Solistica é uma empresa FEMSA, agregando valor econômico e social em suas operações com estratégia em negócios sustentáveis baseada em sua cultura e valores com mais de 23 mil colaboradores.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br