20 de abril de 2024

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SVD: transporte de caminhões

Grupo SVD alcança 43% de participação no transporte de caminhões novos no Brasil em 2023. No ano passado registrou um volume de 38 mil caminhões pesados e semipesados, além de máquinas e equipamentos agrícolas transportados

Ao fechar o balanço de 2023, o Grupo SVD registrou um total de 38 mil caminhões pesados e semipesados, além de máquinas e equipamentos agrícolas, transportados no Brasil, desempenho que garantiu participação de 43,3% no mercado doméstico de transporte de veículos novos. A divisão de comercialização de caminhões seminovos cresceu e alcançou aumento de 60% nas suas operações, em comparação com o ano anterior.

Apesar de algumas dificuldades conjunturais, o Grupo demonstrou resiliência e conseguiu crescer. “Encerramos o ano com resultados positivos, impulsionados pelo desempenho sólido nos segmentos de transporte, venda de veículos seminovos e acessórios”, enfatiza Roberto Trindade, CEO da empresa.

De acordo com o executivo, o ano anterior foi marcado por uma série de avanços significativos para o Grupo SVD, como a inauguração da nova loja de acessórios em Curitiba, Paraná, e a assinatura de novos contratos, entre eles o fechado com a montadora Mercedes-Benz. A partir desse novo acordo, a companhia passou a cobrir 100% do transporte de caminhões da marca entre as cidades de São Bernardo do Campo, São Paulo, e o porto de Santos, também em São Paulo, de onde os veículos partem para exportação. Outro ponto de destaque aconteceu no mês de novembro, quando a empresa alcançou 52% de market share no transporte de veículos pesados e semipesados no Brasil. 

Atualmente, a SVD possui uma carteira de 13 mil clientes cadastrados, com destaque para as principais montadoras de caminhões pesados e semipesados, além das indústrias de equipamentos agrícolas instaladas no Brasil.

Projeções

Em 2024, o Grupo SVD quer continuar crescendo, apesar das perspectivas desafiadoras decorrentes de fatores adversos locais e internacionais, entre elas mudanças na legislação da categoria dos motoristas. Essa projeção positiva leva em consideração elementos como a redução das taxas de juros, a potencial reforma tributária e, sobretudo, metas de expansão e desenvolvimento de novos negócios.

“Estamos prevendo investimentos em várias áreas estratégicas da empresa, como a instalação de novas lojas de acessórios e de seminovos e a expansão de pátios para melhor atender o mercado. Este plano visa não apenas melhorar nossas operações e eficiência, mas também fortalecer nossa capacidade de atender às demandas em constante evolução de nossos clientes”, relata Roberto.

Frota

A SVD aumentou em 2023 aproximadamente 30% de sua frota com idade média de um ano e meio, em comparação com 2022, o que destaca seu compromisso constante com a modernização e eficiência das operações logísticas. As marcas que compõem a frota incluem DAF, Volvo, Iveco, Scania e Mercedes-Benz.

“Hoje, 66% da nossa frota está dedicada às operações de transporte de caminhões pesados e semipesados, enquanto 34% são alocados para atender demandas do setor agrícola, incluindo o transporte de máquinas e implementos. Essa distribuição estratégica nos permite suprir de forma eficiente e especializada ambos os segmentos, garantindo um serviço de qualidade e adaptável às necessidades do mercado”, afirma o executivo. 

Durante o último ano, a SVD contratou mais de 50 motoristas e abriu vagas para cobertura de férias, folgas e licenças médicas dos colaboradores. “Além disso, fechamos a contratação de cerca de 200 motoristas através do sistema MEI, fortalecendo nossa equipe para atender as demandas crescentes e garantir continuidade operacional”, finaliza.

Grupo SVD

No mercado há 22 anos, o Grupo SVD é especializado no transporte e na logística para a indústria de caminhões, ônibus, chassi para ônibus e equipamentos agrícolas. Foi a primeira empresa do seu segmento e a terceira brasileira a obter a certificação ISO 39001, específica para segurança viária e operações especializadas de transporte rodoviário de cargas. Entre suas atividades estão a logística outbound, a armazenagem de caminhões e o fornecimento de acessórios para personalização de veículos, além de uma divisão de seminovos.

A empresa tem sua matriz em Curitiba e filiais em São Bernardo do Campo, Sorocaba (SP), Ponta Grossa (PR) e São Borja e Santa Rosa, (RS) A empresa opera ainda com pontos de apoio em Itajaí (SC), Santana do Livramento (RS), Juiz de Fora, (MG), Santo Tomé e Buenos Aires (Argentina) e Los Andes (Chile), além de Tacna e Lima, ambas no Peru.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br