29 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Em 2023 Brasil LOG foi bastante movimentada

Aposta logística

PIB de 2024 deve alavancar a logística no país. Brasil LOG aposta no setor e realiza a feira, pela primeira vez, em ano consecutivo por conta do sucesso do ano passado

Com uma expectativa de alta de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, segundo o “Balanço Macrofiscal de 2023 e perspectivas para 2024” do Ministério da Fazenda (MF) divulgado no final de janeiro, o setor logístico deve avançar por desempenhar um papel vital na economia do Brasil, sendo responsável pelo gerenciamento e fluxo de bens e serviços.

“A logística é o termômetro da economia, ela é a primeira a parar em crise e a primeira a retomar”, afirma Adelson Lopes, idealizador da Brasil LOG, Feira Internacional de Logística, que pela primeira vez será realizada em anos consecutivos, chegando em sua 9ª edição nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2024.

A Brasil LOG é referência para o segmento da logística; em sua edição, em 2023, registrou a presença de 22 estados brasileiros e 270 cidades do país, além de visitantes e expositores internacionais como a empresa chinesa que fabrica esteiras, a Wayzim, que lançou sua vinda para o Brasil na edição de 2023 e está retornando em 2024 em função do sucesso alcançado na feira.

Na edição de maio de 2023, gerou cerca de R$ 10 milhões, mas para Lopes esse número não para por aí, por que muitos negócios são consolidados posteriormente, promovidos pelas soluções que a feira oferece aos cinco modais da logística: terrestre, aéreo, marítimo, ferroviário e hidroviário, ainda em expansão. Os negócios na 9ª

Brasil LOG também serão fomentados pelo Encontro de Negócios do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e pelas duas rodadas de negócios promovidas pela Associação Comercial e Empresarial (ACE).

Para Lopes, o desafio é manter-se competitivo em um mercado complexo e que aponta o crescimento do transporte rodoviário de cargas, em função do e-commerce. Entre as soluções para logística, a Feiratraz expositores com ferramentas que compilam dados, dão visibilidade aos processos, melhoram a produtividade e também iniciativas sustentáveis. Outro destaque são palestras gratuitas com temas pertinentes às necessidades e atualidades do mercado; bem como teste drive de caminhões e empilhadeiras.

A 9ª edição da Brasil LOG será realizada em uma área de 53 mil m², em três pavilhões para mais de 60 expositores, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – em Jundiaí, São Paulo.

A expectativa é de que passem pela feira representantes de empresas americanas, alemãs e chinesas, de todos os modais logísticos, de condomínios logísticos, centros de distribuições, armazenagem, estocagem, consultorias e profissionais como agentes de carga, armadores, despachantes aduaneiros, importadores e exportadores.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br