20 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

HC Hornburg expandindo

Empresa aumentou a produção em 2023 e entregou ao mercado 950 implementos rodoviários, ante 820 unidades em 2022. Carro chefe foi a carroceria paletizada para transporte de alimentos

A HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), ampliou a produção de carrocerias em 2023 e entregou ao mercado 950 unidades. No ano anterior, a empresa distribuiu 820 produtos.

“Aproveitamos as oportunidades de negócios que surgiram, participamos de eventos no Brasil e no exterior e investimos em capacitação e infraestrutura”, explica Betina Borchardt, diretora geral da HC Hornburg.

A empresa marcou presença em eventos regionais como a 56ª Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana (Sergipe), a Fispal Food Service, a Fispal Sorvetes, ambas em São Paulo capital; a 34ª Exposuper, em Balneário Camboriú (Santa Catarina); e a Feagro – Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região, em Braço do Norte (Santa Catarina). “As feiras são impulsionadores de negócios importantes”, afirma a executiva.

Exportação

O mercado externo é um campo de trabalho que começou a ser explorado pela HC Hornburg recentemente já tendo conquistado clientes no Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador. Em 2023, a empresa participou das ações de promoção de comércio exterior no âmbito do programa MoveBrazil, desenvolvido pela ANFIR e ApexBrazil. A HC Hornburg esteve presente nas rodadas de negócios realizadas no Chile, Panamá, Guatemala, Colômbia e África do Sul.

O ano também foi de investir em equipes de vendas e capacitação de pessoal, como na região Nordeste onde a empresa criou um núcleo dedicado aos estados da região. “É fundamental estar fisicamente presente nos mercados locais por isso optamos por criar essa equipe”, explica Betina. O treinamento foi desenvolvido em 30 horas de capacitação para cada um dos profissionais que atuarão nos nove estados do Nordeste.

Na fábrica, por conta do aquecimento das vendas foi necessário ampliar a área de armazenagem de componentes e produtos acabado. Assim a HC Hornburg cobriu mais 700 metros quadrados totalizando 8 mil m² de área construída.

Carro chefe e projeção

O carro-chefe de vendas em 2023 foi o modelo carroceria paleteira e lisa. O modelo é destinado à aplicação em veículos leves com capacidade de carga de até 10 toneladas para transporte de alimentos refrigerados e que necessitam de controle de temperatura.

Em 2024, a HC Hornburg vai participar da Exposuper, o maior evento da região Sul que reúne o setor supermercadista em Balneário Camboriu e da Fenatran, em São Paulo, a maior feira de transporte de cargas da América Latina. Em 2024, a empresa espera chegar à produção anual de aproximadamente 1.040 unidades.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br