20 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Propulsão alternativa

Mack Defense escolhe BAE Systems para equipar protótipos de caminhões táticos do Exército dos Estados Unidos. Empresa forneceu seus sistemas de propulsão Gen3 e de gerenciamento de energia para reduzir drasticamente a demanda de combustível

 A Mack Defense anunciou que se uniu à BAE Systems, empresa que atua na área de propulsão elétrica para veículos pesados, para fornecer uma solução de propulsão alternativa para os protótipos de caminhões táticos (Common Tactical Truck – CTT) do Exército dos EUA para testes.

Foram fornecidos sistemas de propulsão Gen3 e de gerenciamento de energia de acessórios para a Mack Defense para integração nas variantes de caminhões para reduzir drasticamente a demanda de combustível.

“O Exército dos EUA solicitou que fornecêssemos soluções para maximizar a eficiência operacional do caminhão tático em aspectos como a redução da demanda de combustível para ajudar a definir os requisitos finais do programa”, disse David Hartzell, presidente da Mack Defense. “A BAE Systems tem ampla experiência em tecnologias de propulsão eletrificada para plataformas comerciais e militares – oferecendo a melhor solução da categoria para esse programa”, comentou.

A solução Gen3 da BAE Systems inclui um motor/gerador elétrico e uma inovadora eletrônica de potência para criar um modo de transporte mais eficiente para os caminhões. A mais recente tecnologia de acionamento elétrico da empresa utiliza materiais avançados, como o carbeto de silício, e aumenta a eficiência elétrica para melhorar o desempenho do veículo. Esse sistema proporciona maior economia de combustível para os veículos, uma capacidade estendida de operação em marcha lenta e energia exportável.

A BAE Systems tem mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e integração de sistemas de propulsão elétrica para ônibus urbanos, barcos, caminhões pesados e veículos militares. A empresa já forneceu mais de 16.000 sistemas de energia e propulsão em todo o mundo para companhias, como o Grupo Volvo, o que permitiu à Mack Defense aproveitar essa experiência e aplicá-la ao programa CTT.

“Nosso sistema de próxima geração utiliza tecnologias avançadas e componentes comerciais comprovados de base comercial que ajudarão a modernizar a frota de caminhões táticos do Exército dos EUA”, disse Bob Lamanna, vice-presidente e gerente-geral de Propulsion Solutions da BAE Systems. “O projeto escalável da BAE Systems é uma solução preparada para o futuro, que não apenas melhorará a eficiência do combustível, mas também fornecerá ao Exército dos EUA um nível mais alto de uniformidade, permitindo a rápida integração com novas demandas e soluções”.

A Mack Defense recebeu um contrato de protótipo para a primeira fase do programa CTT do Exército dos EUA em janeiro de 2023. Os protótipos serão testados e avaliados para determinar os requisitos finais para a próxima geração de caminhões para iniciar a modernização e substituição da frota do Exército dos EUA de aproximadamente 35.000 caminhões táticos pesados, que realizam uma ampla gama de missões de logística de combate, suporte e de missões de apoio.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br