27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Pneu a nitrogênio

Descubra os benefícios da calibragem de pneus com nitrogênio. Com o uso deste produto, de acordo com especialista, a vida útil do pneu aumenta e o intervalo entre calibragens pode se prolongar para até 45 dias

A calibragem de pneus é de extrema importância para a segurança, economia, manutenção e desempenho veicular. Ela é relevante para os usuários finais, assim como para motoristas profissionais e gestores de frotas, em especial, no transporte rodoviário de cargas. Nos últimos anos, uma alternativa tem ganhado destaque: a calibragem com nitrogênio.

Uma das maiores preocupações dos motoristas é o custo associado à manutenção de seus veículos. Pneus descalibrados podem aumentar significativamente o consumo de combustível e comprometer a estabilidade do veículo. No entanto, a calibragem com nitrogênio promete oferecer uma solução eficaz.

“Com o uso do nitrogênio, o intervalo entre calibragens pode se prolongar para até 45 dias”, afirma Omar Abreu, vendedor técnico da Air Products, empresa especializada em fornecimento de gases industriais, medicinais e especiais.

De acordo com ele, isso acontece porque o ar comprimido, utilizado para encher os pneus dos veículos, é uma mistura de gases, sendo os principais oxigênio, nitrogênio e contaminantes como óleo e água. Nesse caso, a perda de pressão pode chegar a cinco libras por semana.

“Quando oferecemos a calibragem dos pneus apenas com nitrogênio, prolongamos a periodicidade entre calibragens por uma razão simples: as moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu, que é permeável”, explica Omar.

Além disso, outro ganho proporcionado pelo nitrogênio é em economia. “O segundo ou terceiro maior custo do transporte rodoviário hoje é, sem dúvida, o pneu, perdendo apenas para o combustível e em alguns casos para mão de obra. O nitrogênio representa em média 10% de ganho na primeira vida útil do pneu e economia de cerca de quatro pneus por mês para frotistas”, completa.

Outra vantagem de pneus calibrados com nitrogênio se refere à segurança, segundo Omar. ”Isso porque pneus com pressão incorreta podem comprometer a estabilidade do veículo e aumentar o risco de acidentes”.

O especialista observa que, nesse sentido, a calibragem com nitrogênio tem se mostrado uma solução eficaz. A permeabilidade reduzida do nitrogênio, em comparação com o ar comprimido, mantém a pressão dos pneus estável por mais tempo, proporcionando uma condução mais segura.

“A sustentabilidade é uma preocupação global e a calibragem com nitrogênio oferece também benefícios ambientais. Com o uso de nitrogênio, que é um gás totalmente inerte, estável, isento de umidade e óleo, a temperatura e a calibragem ideal do pneu são mantidas por mais tempo, preservando a estrutura interna. Para pneus de transporte, é possível ter em média uma reforma a mais por carcaça, o que também gera ganho ambiental, uma vez que significa melhor aproveitamento do pneu e menor geração de sucata”, destaca.

Para garantir a calibração com nitrogênio, basta verificar se a concessionária ou loja revendedora de pneus possui Membranas de geração de nitrogênio PRISM, um equipamento de produção para o abastecimento de pneus.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br