22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Monitorando mais a frota

Bracell instala câmeras externas em 100% da frota de caminhões no transporte de celulose. Empresa instalou cinco câmeras em todos os caminhões bitrens. Imagens são monitoradas 24 horas pela Central de Monitoramento localizada na fábrica

A Bracell, empresa global atuante na produção de celulose solúvel, dá sequência a mais um investimento com foco em segurança: instalação de câmeras externas em toda frota de caminhões bitrem que transportam a celulose até o Porto Intermodal de Pederneiras, São Paulo. O objetivo é trazer mais segurança ao motorista e a comunidade que utiliza as rodovias.

Em cada caminhão, cinco câmeras foram instaladas e estão conectadas a uma central de monitoramento, localizada na fábrica, em Lençóis Paulista, que funciona 24 horas e acompanha o motorista durante todo o itinerário. O trajeto tem início na indústria, onde é realizado carregamento da celulose, até o Porto Intermodal de Pederneiras, em que ocorre o transporte ferroviário para o Porto de Santos. Os equipamentos, instalados nos caminhões bitrem, permitem a análise e acompanhamento de cinco ângulos diferentes: frontal, fadiga, cabine, lateral do motorista e lateral do passageiro.

Além de ter todo esse acompanhamento, a câmera de fadiga faz uso da Inteligência Artificial (IA) que possibilita o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central, caso o motorista apresente sinais de cansaço.

Todas essas imagens coletadas pela Central também podem ser usadas para colaborar com as investigações e tratativas de ocorrências, caso exista algum incidente envolvendo o caminhão.

Para o Head de Supply Chain da Bracell, Alberto Pagano, a união entre tecnologia, as câmeras e as equipes de monitoramento, amplia a segurança e confiabilidade durante as operações da logística. “Com a instalação das novas câmeras em 100% da frota, ampliamos ainda mais a segurança para nosso time de motoristas e também aos usuários das rodovias”, destaca Pagano.

Para ele, este é um sistema pioneiro que torna as operações mais seguras e assertivas. Pagano explica ainda que o sistema fornece dados que permitem decisões estratégicas, como por exemplo, remanejar os turnos dos motoristas conforme o perfil de cada um. “É uma forma de valorizar o profissional, prezando sempre pela segurança e o bem-estar da nossa equipe e trazendo mais segurança à comunidade”, finalizou.

Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br