20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

De olho no mercado

Grupo Olivo apresenta porta contêiner para caminhões-trator 4×2 e 6×2. Produto está ligado a operações de comércio exterior. Segmento cresceu 13,17% em 2022

O Grupo Olivo, com sede em Siderópolis (Santa Catarina), apresenta mais um produto destinado às operações logísticas no segmento pesado, o porta contêiner. “Estamos ampliando nossa oferta para atender mais segmentos de mercado”, diz Clauber Hipolito, gerente comercial do Grupo Olivo, que completa: “trata-se de um setor em crescimento”, acrescenta.

O equipamento está dimensionado com 12 engates para transportar contêineres de 40 pés e quatro engates para acomodar contêineres de 20 pés. O produto pode ser acoplado em caminhões-trator com tração 4×2 e 6×2. “Dessa forma cobrimos um leque maior de operações logísticas”, explica Hipolito.

As vigas são em perfil em “I” de aço de alta resistência com travessas em perfil em “U” interligadas. O pino rei é flangeado, de duas polegadas, em acordo com a norma NBR 5548.

O conjunto de suspensão é mecânico, do tipo balancin sem necessidade delubrificação, com suportes de mola estampados em aço estrutural, braços tensores fixos e reguláveis e molas semi-elípticas de 13 toneladas.

O sistema rodante é composto por eixos tubulares com capacidade técnica de 13 toneladas, freios a ar, tambor 16 de 1/2”x8” com ABS e duas linhas, serviço e emergência, que confere mais segurança à operação. As rodas, em número de 13 em aço de 8,5”x22,5”.

O porta contêiner tem sua superfície preparada com jato de granalha e pintura em tinta PU com dupla função: preservação contra intempéries e acabamento. Ele dispõe de sistema elétrico com luzes 100% de LED como equipamento de série.

Mercado

O segmento de porta contêiner está em crescimento. De acordo com dados de emplacamentos divulgados pela ANFIR no ano passado foram vendidas 3.067 unidades. Em 2021, o mercado absorveu 2.710 produtos. Isso representa crescimento de 13,17%.

Segundo levantamento da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários no primeiro trimestre de 2023 o quarto produto mais movimentado nos portos brasileiros foi contêiner. “

O implemento rodoviário porta contêiner faz parte dessa logística de movimentação e o crescimento da demanda estimula a entrada do Grupo Olivo nesse segmento de mercado”, conclui o executivo.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br