22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

eActros pela Europa

Caminhão elétrico da Mercedes-Benz completa turnê de 5.000 km pelo Velho Continente. Para a exposição e test-drive “JOURN.e” foram utilizados três caminhões passando pela Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica

A Mercedes-Benz Trucks concluiu, com sucesso, o “JOURN.e”, turnê de mais de 5.000 km pela Europa que uniu exposição e test drives para clientes com três caminhões elétricos eActros. O roteiro passou por Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica, finalizado em Wörth am Rhein. A área de vendas da empresa organizou 14 eventos com mais de 1.000 convidados e 1.250 test drives. Durante todo o trajeto, as baterias dos eActros foram recarregadas em postos públicos.

“O JOURN.e do eActros foi um sucesso internacional”, afirma Stina Fagerman, chefe de marketing, vendas e serviços da Mercedes-Benz Trucks. “O relacionamento direto com os clientes foi extremamente proveitoso para nós. Eles conseguiram testar facilmente os caminhões elétricos em seus respectivos mercados e receberam serviços de consultoria de nossos especialistas em caminhões elétricos. Ao mesmo tempo, nossos eActros desempenharam com excelência o trajeto, de maneira confiante e tranquila, apesar da topografia exigente”, completou.

Dois eActros 300 (4×2) e um eActros 400 (6×2) foram utilizados para esta jornada. O eActros elétrico à bateria da Mercedes-Benz para transporte pesado de distribuição já está sendo produzido na fábrica de Wörth desde 2021.

O caminhão é oferecido nas versões com três conjuntos de baterias (eActros 300) ou quatro (eActros 400), cada qual com capacidade instalada de 112 kWh. Com quatro grupos de baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros.

O núcleo tecnológico do caminhão elétrico é o trem de força composto de um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas.

Os dois motores resfriados à líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio da recuperação. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br