20 de abril de 2024

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Unigloves economiza R$ 15 milhões e alavanca vendas a partir de implantação de tecnologia para gestão logística. Companhia já chegou a faturar no Brasil R$ 600 milhões ao ano  

Trabalhando dentro de exigências da Anvisa, com importações e atuação em todo território nacional, Unigloves implanta WMS Senior e ganha em redução de tempo, assertividade nas atividades e maior acuracidade nos processos dos seus centros de distribuição, tanto para o atacado como para o varejo. Companhia já chegou a faturar no Brasil R$ 600 milhões ao ano.

O uso de tecnologia para gestão já é uma realidade para as empresas que querem manter a competitividade dos negócios. Para a Unigloves, o assunto transformação digital já estava em pauta, uma vez que a empresa, desde 2015, já faz uso de soluções como ERP, HCM, TMS, CRM, todas soluções da Senior Sistemas. No entanto, em 2018, uma mudança de um centro de distribuição de 800m² para 5.000m², exigiu da companhia muito mais do que o olhar humano para cada nota emitida em um processo de venda e gestão dos estoques.

Com a expansão do seu Centro de Distribuição no Brasil, a Unigloves iniciou o primeiro ano desta nova realidade seguindo o processo antigo, ou seja, quando um pedido comercial saia, todos os operadores tinham que localizar o item, a derivação pelo tamanho e a derivação pelo lote. Um trabalho manual de separação de pedidos que era realizado em 3 dias.

“Temos aproximadamente 40 SKUS, que em razão das regras da Anvisa, se tornam 500 SKUs, isso porque a entidade considera o produto em si, o tamanho e o lote, pontos que precisam ser considerados nas nossas movimentações logísticas”, explica o diretor de novos negócios na Unigloves, Claudio Silveira.

Dentro de um CD com maior capacidade de armazenagem, a realidade pediu mudanças e a companhia optou pela implantação do WMS Senior, pela confiança da marca e pela integração com as outras soluções de gestão já usadas pela companhia.

“Logo de início o investimento no WMS Senior nos rendeu a redução de tempo para a separação de produtos, que passou de 3 dias para um tempo médio de 37 minutos, falando da nossa operação no atacado, que sempre envolve demandas maiores. Quando olhamos para o varejo, nossa atuação no e-commerce é ainda mais eficiente, já que a separação dos itens hoje demora apenas 5 minutos. Atualmente trabalhamos para aumentar a eficiência logística rodoviária, nosso objetivo é entregar nos grandes centros, como São Paulo em 24 horas, destaca Silveira.

Desde 1988, a Unigloves se apresenta como um dos principais fabricantes de luvas para uso médico-hospitalar. Com fabricação em todo o Brasil, a empresa também possui fábrica da Malásia e escritórios comerciais nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Japão e Nova Zelândia.

“A parceria com nossos clientes é essencial para que possamos continuar desenvolvendo soluções que gerem valor real para os negócios e que contribuam para redução de custos, ganho de eficiência operacional e melhoria nos processos. O uso de sistemas para gestão, principalmente nos processos de armazenagem e transporte, é essencial para suportar o crescimento das empresas e manter os custos equilibrados contribuindo significativamente com os resultados positivos dos negócios”, destaca o head de produto para logística na Senior Sistemas, Anderson Benetti.

O especialista da Unigloves também sinaliza a importância da tecnologia quanto a acuracidade dos processos e inventário, que de 65% passou para 100%. “Além, claro, da garantia de que se o cliente comprar o produto, é porque ele existe em estoque”, reforça.

Claudio Silveira conta que o Centro de Distribuição que fica localizado em Araquari, cidade metropolitana de Joinville, movimenta em média 60 containers por mês. A expansão dos negócios fez com que a presidência da companhia cogitasse um novo investimento para uma nova expansão de CD, algo que envolveria um valor em torno de R$ 15 milhões. No entanto, com a inserção do WMS Senior no CD, a capacidade de armazenagem do local passou de 80 containers para 135 containers.

“Este resultado foi muito significativo para o nosso negócio porque estávamos pensando em investir mais dinheiro para aumentar um CD que já era novo, porém com ajuda do WMS Senior conseguimos aumentar a produção sem aplicar esse investimento. Com o giro que temos hoje devido a capacidade de expedição, eu ainda não preciso construir mais e posso segurar a construção deste novo CD”.

No CD da Unigloves passam 11 milhões de unidades produto por ano, o que representa 917 mil produtos/ mês. “Para o mercado que nós atuamos é uma quantidade bem relevante, somos hoje o terceiro maior importador do Brasil. Importamos em média 30 containers mês o que dá 12% do que é consumido no Brasil inteiro”, explica o Diretor de Novos Negócios na Unigloves.

A Unigloves comercializa aproximadamente 1.000 pedidos por dia, que rodam em dois CDs, um focado em B2B e outro B2C, via e-commerce. No atacado a empresa tem mais de 17 mil clientes e no e-commerce mais de 40 mil. Dentro desta representatividade, o faturamento anual da companhia já chegou em R$ 600 milhões no ano.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br