20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Volvo: elétricos em alta

Volvo recebe pedido recorde de 1.000 caminhões elétricos na Europa. até 2030 para Holcim, uma das maiores empresas de soluções em construção do mundo. O negócio é, até o momento, o maior pedido de caminhões elétricos Volvo. As primeiras 130 unidades serão entregues já em 2023 e 2024

A Volvo Trucks assinou carta de intenção para fornecimento de 1.000 caminhões elétricos até 2030 para Holcim, uma das maiores empresas de soluções em construção do mundo. O negócio é, até o momento, o maior pedido de caminhões elétricos Volvo. As primeiras 130 unidades serão entregues já em 2023 e 2024.

A Holcim é uma fornecedora global de soluções de construção. Com sede na Suíça, tem presença em mais de 60 países e cerca de 60 mil funcionários. A empresa traçou um plano com a Volvo Trucks para ter 1.000 caminhões elétricos cobrindo suas operações na Europa até 2030.

As primeiras 130 unidades dos pesados elétricos Volvo FH e Volvo FM serão entregues em mercados que incluem França, Alemanha, Suíça e Reino Unido no último trimestre de 2023 e ao longo de 2024.

O acordo entre Holcim e Volvo é resultado de uma parceria ampla. “A colaboração de longo prazo e o forte compromisso em fazer uma diferença real são essenciais para tornar grandes reduções de CO2 uma realidade. Tenho muito orgulho da parceria que desenvolvemos com a Holcim e os resultados que estamos alcançando juntos,” afirma Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

“A transição para zero emissões requer profunda colaboração entre as cadeias de valor. Estamos entusiasmados com a parceria com a Volvo em frotas elétricas para a descarbonização de nossas operações de logística na Europa, progredindo em nossa meta em ter 30% de caminhões pesados elétricos até 2030,” diz Jan Jenisch, presidente e CEO da Holcim.

Com a substituição de 1.000 caminhões Volvo FH a diesel por FH elétricos usando energia verde é possível economizar até 50mil toneladas de CO2 por ano.

Metas baseadas em ciência

Volvo e Holcim estão comprometidas com a iniciativa de Metas Baseadas em Ciência (Science-Based Targets initiative – SBTi), que promove ações climáticas ambiciosas na iniciativa privada ao dar bases para metas de redução de emissões baseadas em ciência. Os indicadores são definidos de acordo com a vanguarda da ciência do clima para alcançar os objetivos do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Além disso, Volvo e Holcim são também membros fundadores da First Movers Coalition (FMC), uma coalisão de empresas que usa seu poder de compra para estimular tecnologias limpas e inovadoras em mercados desafiadores.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br