27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Dachser: carroceria elétrica

Empresa implementa o primeiro transportador de carroceria totalmente elétrico. Objetivo é ampliar a presença de veículos elétricos em suas filiais ao redor do mundo

A Dachser, empresa que é referência mundial em serviços de logística terrestres, aéreos e marítimos, acaba de dar início à operação com o primeiro transportador de carroceria totalmente elétrico em sua filial na cidade dinamarquesa de Hvidovre, perto da capital Copenhague.

A carroceria elétrica Terberg BC202-EV permite o transporte de caixas móveis e semirreboques na área do terminal de trânsito, sendo livre da emissão de gases de efeito estufa. O veículo é equipado com duas baterias de 74kW, que, somadas, contam com 148kW e possibilitam que o equipamento opere por mais de oito horas com uma única carga. Na filial de Hvidovre, o veículo movimentará até 200 caixas móveis e semirreboques todos os dias.

André Bilz, Team Leader Truck & Terminal Equipment da Dachser, explica que este é um importante passo para a expansão da mobilidade elétrica nos processos de logística. “Com a introdução de veículos elétricos a bateria, temos a oportunidade de economizar emissões diretas de gases de efeito estufa”, aponta.

“Os desafios na expansão da mobilidade elétrica não estão principalmente nos veículos, mas sim na infraestrutura de carregamento necessária. Sendo assim, precisamos desenvolver conceitos de carregamento adequados para operar frotas de veículos elétricos a bateria no futuro”, acrescenta.

Atualmente, soluções sustentáveis estão sendo desenvolvidas na Dachser como parte do projeto “Idea2net Climate Protection”. “Podemos afirmar que este é um importante passo para a expansão da mobilidade elétrica e, portanto, para a sustentabilidade no transporte de cargas”, conclui Bilz.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br