Sem motorista
Líderes da Mercedes-Benz Trucks visitam operação de caminhão autônomo da marca na fábrica da Ypê. Veículo é fruto de parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a startup Lume Robotics
Na última edição da Fenatran, em novembro passado, Karin Rådström, membro do conselho administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, e Uwe Baake, chefe de desenvolvimento de produto da Mercedes-Benz Trucks, acompanharam o lançamento do Mercedes-Benz Atego 1730, primeiro caminhão com direção autônoma que atua em operação controlada e que foi especialmente adaptado para um negócio exclusivo do Brasil.
Na terça-feira, 31 de janeiro, os executivos da matriz da companhia retornaram ao Brasil para reuniões de negócios na região da América Latina e também para conhecerem a operação desse inovador veículo, em testes, na planta industrial da Ypê, empresa 100% brasileira que atua no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (São Paulo). Nesta moderna planta da Ypê, o Atego autônomo interliga as linhas de produção com o centro de distribuição 4.0, um dos mais tecnológicos do Hemisfério Sul.
O inovador cavalo mecânico Atego 1730 com direção autônoma para ambientes controlados é fruto de uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo. Por meio de um processo de customização e parametrização, o modelo em questão foi especificamente configurado para uma demanda exclusiva da Ypê em sua fábrica de Amparo.
“Nossa empresa é uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no Brasil e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento junto com a Lume Robotics, que é referência em automação no Brasil. Temos pensado fora da caixa, olhando para além dos portões da nossa fábrica e unido expertises com outros especialistas. Este é o caso do caminhão autônomo em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso país”, destaca Achim Puchert.
“Ou seja, juntamos nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do Brasil. Nosso foco é entregar o melhor produto de tecnologia mais recente para o nosso cliente, seja qual for sua necessidade e especificidade”, completou Achim.
Caminhão autônomo impulsiona um novo modelo de negócio no Brasil
“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, afirma Roberto Leoncini vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Passamos a oferecer também uma consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos em ambientes controlados, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Ou seja, mais do que a venda técnica de produtos, oferecemos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, acrescenta Leoncini.
No caso das quatro unidades vendidas para a Ypê, o caminhão autônomo Atego (modelo escolhido pelo cliente) se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras.
“Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”, complementa.
O executivo informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial.
“A Mercedes-Benz vendeu até agora quatro caminhões Atego 1730 autônomos para a Ypê. Dessa forma, nossa solução com a Lume Robotics otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”.
“A Ypê é uma empresa que sempre foi inovadora e este projeto confirma nossa visão de futuro. A aquisição do Atego autônomo vem ao encontro da nossa estratégia, que alia crescimento à tecnologia para o nosso novo Centro de Distribuição 4.0, em Amparo (SP). Nosso CD foi transformado em um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil e de toda a América Latina, com o objetivo de evoluirmos ainda mais na qualidade do serviço prestado aos nossos clientes”, afirma Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de operações da Ypê.
“Ao nos tornarmos a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na sua logística interna, reforçamos o nosso compromisso com a inovação dos processos, o que trará ganhos ainda mais significativos de produtividade no transporte de cargas entre as unidades produtivas e o CD de maneira ágil e precisa”, diz Eduardo Beira.
Com veículos autoguiados com sensores, robôs que montam os paletes, sistemas de comando de voz, transelevadores novos, rápidos, produtivos e inteligentes, a companhia reforça o compromisso com a inovação, eficiência e otimização de processos, com o objetivo de seguir evoluindo a qualidade do serviço prestado aos clientes.
Operando 24 horas por dia, os veículos autoguiados fazem a função de movimentação das cargas dentro do CD, levando os paletes de forma segura e eficiente para seus respectivos destinos.
Outra importante etapa do processo que também conta com inovação é o recebimento, realizado por meio de esteira automática, que faz o descarregamento dos caminhões das unidades produtivas de maneira totalmente automática e muito mais veloz, podendo descarregar um veículo cheio em menos de 5 minutos.
Roberto Leoncini diz que a parceria com a Lume Robotics reafirma a crença da Mercedes-Benz na expansão de veículos autônomos no Brasil. “Nossa expectativa é de sucesso do Atego 1730 com a Lume Robotics na fábrica da Ypê, repetindo o êxito da nossa parceria com a Grunner, startup que utiliza o nosso Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar”.
Com base nessas iniciativas bem-sucedidas, o executivo aponta mais possibilidades para caminhões autônomos no país em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada.
“Como, por exemplo, na mineração e em grandes obras de infraestrutura, em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, finaliza Roberto Leoncini.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br