22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Serviço gigante

Wilson Sons atende o maior navio de fertilizantes já atracado no Porto de Santos. Navio Affinity Div tem 229 metros de comprimento e 36 metros de largura e saiu do porto de Huanghua, na China. Carga recorde é de 85,2 mil toneladas

A Wilson Sons, maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, realizou, em janeiro, o serviço de agenciamento do navio Affinity Diva, originário da China. A embarcação quebrou o recorde por ser o maior navio de fertilizantes, na história do Brasil, neste mercado, e do Porto de Santos, o principal complexo portuário da América Latina.

O Affinity Diva, que tem 229 metros de comprimento e 36 metros de largura, saiu do porto de Huanghua, na China, em meados de outubro de 2022. O navio, cujo afretador é a Allied Harvest, representada pela AgriLaf no Brasil, transportou uma carga recorde de 85,2 mil toneladas de sulfato de amônia, fertilizante utilizado no manejo agrícola. A China é o segundo maior parceiro do Brasil em fornecimento de fertilizantes. No caso do sulfato de amônia, 80% do que o Brasil consome são provenientes da China.

Durante esse período e mesmo antes da chegada do navio ao litoral paulista, a Wilson Sons, operadora da maior agência marítima independente do Brasil, que atua nos principais portos brasileiros, utilizou a sua expertise para atender o Affinity Diva.

“Fomos responsáveis em dar todo o suporte necessário para garantir que a operação do Affinity Diva transcorresse bem, sendo concluída com sucesso e em segurança. Um dos papéis da agência marítima é dar visibilidade sobre o trajeto e a operação do navio, que realizamos por meio de relatórios disponibilizados por e-mail e da nossa ferramenta on-line WS Connect, em que  o cliente pode consultar o status da embarcação em tempo real, além de outras informações da operação e relatórios de mercado, tanto pelo computador como  pelo aplicativo do celular”, disse Tássia Lima, especialista comercial de agenciamento da Wilson Sons.

A especialista explica que a companhia atua em toda a cadeia, incluindo o cliente externo e interno, junto ao afretador, ao armador, ao dono do navio, às autoridades portuárias, com a documentação necessária, e até na troca de tripulantes e na garantia de suprimentos, como água e combustível.

Com as novas operações voltadas para atender navios de fertilizantes, a agência marítima consolida a posição da Wilson Sons junto a grandes traders e afretadores, por meio de suas 19 filiais operacionais próprias, com suas equipes experientes e conhecedoras do segmento e de suas particularidades, engajadas com as regras de cada porto.

“Nossa relação comercial com a Wilson Sons, uma empresa elogiada e admirada, é extremamente sólida e de muito respeito: é com fortes parcerias que todos crescemos. A Allied Harvest iniciou as suas operações no Brasil, em 2018, tendo a AgriLaf como seu agente exclusivo. Sendo uma empresa jovem num mercado tão tradicional e competitivo como o Brasil, temos grande orgulho em alcançar esse recorde com a operação do Affinity Diva em Santos. Isso nos indica que estamos no caminho certo em um país onde o agronegócio é um dos principais geradores de riqueza, com um fortíssimo crescimento nas últimas décadas”, afirmou Giovani Almeida, diretor da AgriLaf.

Segundo o diretor, a expectativa para 2023 é de “um pouco mais constância nas demandas e preços internacionais”, caso algo novo ou inesperado não ocorra. Ele diz que os fazendeiros estão fazendo contas minuciosas antes de ir às compras, e o desafio é “estudar mais e entender os comportamentos que nos são mostrados de cada cultura,

como soja, milho, arroz, cana e algodão” para, assim, “melhor desempenhar nosso papel na exportação de matérias-primas dos nossos clientes importadores/misturadores”.

Entre os serviços de agenciamento marítimo realizados pela Wilson Sons, estão a comercialização para armadores, documentação de embarque, gestão logística de equipamentos, agendamento de embarcações com escalas regulares (liner) e não regulares (tramp), preparação de documentação para transporte marítimo e controle de demurrage (tempo de devolução de contêineres).

Para dar maior eficiência às operações e facilitar as exportações e importações, a companhia também possui representantes exclusivos na Europa e um escritório próprio na China.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br