Tatra Phoenix R46 e Allison
Equipado com nova transmissão, caminhão é apresentado durante evento de test drive em pedreira do norte da Itália. Objetivo foi destacar o excepcional desempenho do veículo equipado com uma Allison em condições extremas
A Allison Transmission, designer e fabricante líder de soluções de propulsão de veículos convencionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados, juntamente com a Tatra e o revendedor italiano Tatra Zarpellon Veicoli Industriali recentemente realizaram um test drive voltado para clientes do Phoenix R46 em uma pedreira no norte da Itália.
O terreno acidentado da pedreira em Aldino, nos arredores de Bolzano, foi o cenário ideal para um veículo criado para as aplicações mais extremas. O caminhão, carregado com carga útil de 52 toneladas, cabine DAF e motor com 530 cavalos de potência, estava equipado para a ocasião com uma carroceria basculante e uma transmissão Allison totalmente automática com conversor de torque e retardador hidráulico.
A Tatra optou pela transmissão totalmente automática Allison por seu desempenho nas condições mais extremas. Graças ao Continuous Power Technology, transmite mais potência para as rodas que as demais transmissões. Além disso, nunca há interrupção de potência durante as mudanças de marcha e a tração é sempre ideal, o que é crítico em terrenos íngremes, como pedreiras.
Suportando diretamente a carga útil de 52 toneladas do Phoenix R46, o conversor de torque patenteado Allison oferece grande potência nas arrancadas sem patinar ou recuar. O retardador hidráulico também atua para desacelerar o veículo, protegendo os freios e a transmissão.
Com as mudanças de marchas feitas de forma automática e com maior suavidade, os motoristas podem se concentrar totalmente no trabalho efetuado e ficar mais focados e com maior controle do veículo. Isso é extremamente importante em aplicações como a subida das encostas íngremes das pedreiras carregando grandes cargas.
“A Tatra é a terceira fábrica de automóveis e veículos comerciais mais antiga do mundo. Começamos a produzir carros em 1850”, disse Veronika Michelovà, diretora de desenvolvimento de negócios da Tatra.
“Hoje somos famosos por nosso exclusivo conceito produtivo, que consiste em um chassi e semi-eixos oscilantes que assimilam com perfeição as irregularidades do solo. Isso, juntamente com as transmissões Allison, é o motivo pelo qual nossos veículos são os mais adequados para terrenos mais extremos”, ela acrescentou.
A combinação do chassi Tatra com semi-eixos independentes, motor DAF e transmissão automática Allison torna o veículo uma excelente e eficiente alternativa aos caminhões basculantes comuns.
“As expectativas dos clientes para a avaliação desse veículo eram muito altas, mas ele provou estar à altura”, disse Dario Zarpellon, presidente da Zarpellon Veicoli Industriali”. “As características do TATRA combinadas com as grandes capacidades da transmissão totalmente automática Allison torna o veículo incomparável na indústria”, continuou Dario.
Ao longo do dia, os clientes convidados se revezaram na condução do Phoenix pelas subidas e curvas íngremes da pedreira. Na sequência, compartilharam suas experiências com o veículo.
“Muitas transmissões apresentam vibrações nas trocas de marchas, enquanto que com as Allison isso é feito de forma suave. Você não sente cansaço”, disse Davide Zamberlan, um dos motoristas da Sipeg, empresa especializada em pedreiras e agregados
“Conhecia a reputação do Tatra, mas esta é a primeira vez que o vejo ao vivo e posso testá-lo. É um bom caminhão, funciona muito bem em terrenos íngremes”, disse Luca Michelotti, motorista de basculante da Mazzarol Sebastian, uma construtora com mais de 50 anos de existência localizada em Laives (Bolzano), norte da Itália.
“Principalmente nas subidas extremas, as transmissões Allison faz as mudanças com suavidade, transmitindo prazer, o veículo é incrível. Você encara os buracos e as rodas copiam o solo perfeitamente graças aos eixos independentes”, disse Ilario Mazzarol, que trabalha com seu irmão Sebastian na construtora familiar Mazzarol Sebastian.
Tatra Phoenix R46
Construído sobre o comprovado chassi Tatra, o Phoenix é impulsionado nos terrenos mais difíceis pelos potentes, eficientes e ecológicos motores Paccar, que atendem aos rígidos limites de emissão Euro 6.
O design exclusivo do chassi não requer um subchassi adicional para montar implementos basculantes, enquanto a instalação de outras superestruturas é simples sem o uso de peças de montagem de compensação. Semi-eixos suspensos independentemente com amortecimento a ar aumentam a velocidade de transporte e, portanto, a capacidade total de transporte. Os eixos direcionais (dianteiro e traseiro) podem ser carregados com até 10 toneladas, enquanto os eixos não direcionais têm carga máxima de 16 toneladas.
A transmissão Allison 4800 de 6 e 7 velocidades está disponível mediante solicitação. A embreagem clássica foi substituída pelo conversor de torque, que multiplica o torque nas arrancadas. A Allison garante, assim, um fornecimento ininterrupto de torque para todo o sistema propulsor, proporcionando um deslocamento confortável e mudanças de marchas suaves, bem como uma experiência de direção mais relaxada. A nova cabine do caminhão Euro 6, fornecida pela DAF Trucks, oferece mais espaço e conforto.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br