27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Luiz Simões

Inteligência artificial

Startup brasileira expôs, em Lisboa, Portugal, solução que usa Inteligência Artificial para otimizar a operação de exportação em portos. Para CEO da empresa, Luiz Simões, momento é importante para que outros países percebam como o Brasil está avançado quando o assunto é tecnologia e inovação no setor portuário

A startup brasileira HexagonPro participou do Web Summit 2022 (Lisboa – Portugal), uma das principais vitrines mundiais de inovação, tecnologia e empreendedorismo, demonstrando seu mais novo projeto em desenvolvimento, o qual utiliza inteligência artificial para acelerar o processo de controle da exportação de celulose, grãos e carga solta, desde o transporte até o planejamento e embarque no navio.

Aprovada na categoria chamada Beta (aquela que reúne startups que já possuem um produto e clientes), a HexagonPro existe há apenas um ano e já é responsável por movimentar aproximadamente 1 milhão de toneladas de celulose todos os meses, o que corresponde a 85% da celulose exportada no Porto de Santos, São Paulo.

Recentemente também levou sua inovação para o Porto de Itaqui, no Maranhão. Nesses locais atende a clientes como Suzano e Bracell. É uma startup também aprovada no Cubo Itaú, considerado o maior hub de tecnologia e empreendedorismo da América Latina.

Para o CEO da startup, Luiz Simões, a oportunidade de expor os números e resultados obtidos pelo software que entrega controle, gestão e inteligência à cadeia de exportação, além do novo projeto que integra a eficiência do trabalho oferecido hoje com a inteligência artificial, foi muito importante para que outros países percebam como o Brasil está avançado quando o assunto é tecnologia e inovação no setor portuário.

“Ter nossa participação aprovada pelo Web Summit foi muito gratificante, além de ser muito importante pelo reconhecimento para nosso time. Temos pouco tempo de mercado e pudemos estar de forma independente em um evento de renome, o que  foi uma excelente oportunidade para apresentarmos um produto desenvolvido no Brasil que pode ser utilizado em Portos do mundo inteiro”, ressalta Simões.

Polo tecnológico

Conhecida como uma das maiores conferências de tecnologia do mundo, o Web Summit reúne importantes profissionais do mercado e cerca de 70 mil pessoas de diversas nacionalidades.

A importância do Web Summit é tão grande que, por onde passa, transforma a cidade em polo tecnológico. O evento foi um dos responsáveis por fazer empresas como BMW e Mercedes Benz abrirem operações em Portugal, país onde o evento acontece desde 2016.

Em 2021, mais de 42 mil pessoas de 128 países participaram da edição, que contou com palestras de nomes como Brad Smith, presidente da Microsoft, e  de Antonio Costa, Primeiro Ministro de Portugal.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br