Hegelmann aposta nos elétricos
3 min readMercedes-Benz Trucks e Grupo Hegelmann assinam Carta de Intenções: encomenda de 50 caminhões elétricos de longa distância à bateria, o eActros LongHaul. Reboque elétrico com autonomia de cerca de 500 km pronto para produção em série em 2024
Com seu “protótipo conceito” eActros LongHaul, a Mercedes-Benz Trucks apresentou uma prévia da linguagem de design e vários detalhes técnicos de seu veículo de produção em série para transporte pesado de longa distância planejado para 2024 no IAA Transportation deste ano, em Hannover.
Na feira, a empresa de logística Grupo Hegelmann, que atua na Europa, e a Mercedes-Benz Trucks assinaram uma Carta de Intenções para a de 50 eActros LongHaul. Os veículos serão entregues à empresa familiar de Bruchsal, na Alemanha, com início da produção em série em 2024.
Stina Fagerman, head de vendas, marketing e serviços da Mercedes-Benz Trucks, diz: “Para tornar o transporte sustentável e livre de emissões para o futuro, precisamos de muitos parceiros fortes ao nosso lado. Portanto, estamos muito satisfeitos com este acordo e a confiança do Grupo Hegelmann na marca Mercedes-Benz Trucks”.
Siegfried Hegelmann, acionista administrador do Grupo Hegelmann, informou que quanto maior o sucesso, maior a responsabilidade. “Estamos abertos a desafios e, ao mesmo tempo, lutamos pela sustentabilidade em nossa Indústria”.
Após sua apresentação no IAA, em Hannover, o eActros LongHaul será testado pela primeira vez em vias públicas este ano. Testes intensivos de clientes com protótipos prontos para produção em série também estão planejados para 2023. Nesse contexto, cartas de intenção já foram assinadas com a Amazon e a Rhenus, em setembro.
Com uma única carga de bateria, o eActros LongHaul terá um alcance de cerca de 500 quilômetros. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para os mesmos requisitos de durabilidade de veículos e componentes que um Actros convencional de longa distância para serviço pesado comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação.
O veículo usa baterias com tecnologia de célula de fosfato de ferro e lítio (LFP). Acima de tudo, estes são caracterizados por uma longa vida útil e mais energia utilizável. As baterias do eActros LongHaul podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com cerca de um megawatt de energia.
Três conjuntos de baterias oferecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico (eAxle), geram uma potência contínua de 400 kW com uma potência máxima de mais de 600 kW. Além do cavalo mecânico com semirreboque, a Mercedes-Benz Trucks também está produzindo variantes de chassi plano do eActros LongHaul desde o lançamento no mercado. Isso oferece aos clientes inúmeras outras aplicações possíveis no transporte totalmente elétrico.
O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução de transporte holística composta por tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros LongHaul pretende, assim, ser a escolha certa para os clientes em termos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br